O desfralde é o processo de transição da criança das fraldas para o uso do vaso sanitário ou do peniquinho. É um marco importante no desenvolvimento de uma criança, pois representa uma etapa de independência e crescimento.

Como dito anteriormente, é um processo, e processo gera tempo e muita paciência da mãe, do pai e de quem ajuda de alguma forma no crescimento da criança! Muitas pessoas acham porque atingiram uma certa idade, a criança precisa ser desfraldada, e não é bem assim! O momento certo para iniciar o desfralde varia de criança para criança, mas geralmente começa entre os 2 e 3 anos de idade. Algumas crianças podem estar prontas antes, enquanto outras podem levar mais tempo. Precisamos nos atentar aos sinais que as crianças dão para iniciar essa fase!

Mas muitas pessoas não se atentam aos sinais de prontidão em seu filho, como demonstrar interesse pelo vaso sanitário, conseguir ficar seco por períodos mais longos durante o dia, comunicar a necessidade de fazer xixi ou cocô e mostrar interesse em usar roupas íntimas.

Converse com seu filho sobre o desfralde de forma positiva e encorajadora. Explique o processo e demonstre apoio. Ofereça o peniquinho ou adaptador de vaso sanitário e deixe seu filho escolher o que preferir.

Crie uma rotina para levar seu filho ao banheiro em intervalos regulares, especialmente após as refeições e antes de dormir. Elogie e recompense seu filho sempre que ele usar o banheiro com sucesso. Isso pode incluir elogios verbais, adesivos ou pequenas recompensas que eles gostam.

Precisamos lembrar sempre que o desfralde pode ser um processo desafiador e pode haver acidentes no caminho. Esteja preparado para lidar com esses contratempos com paciência e calma, evitando punições. Algumas crianças podem ficar ansiosas durante o desfralde. Esteja atento aos sinais de estresse e converse com seu filho para entender e acalmar suas preocupações.

Facilite para a criança usar o banheiro, escolhendo roupas que sejam fáceis de tirar. Seja constante, ela é fundamental no processo de desfralde. Mantenha uma abordagem firme e continue a incentivar seu filho, mesmo que o processo leve algum tempo.
Lembre-se de que cada criança é única, e o processo de desfralde pode ser mais rápido para algumas e mais demorado para outras. O mais importante é oferecer todo amor do mundo, apoio, paciência e incentivo à medida que seu filho aprenda essa nova habilidade.

Kamilla Corsino

Kamilla Corsino

Kamilla Corsino, 32 anos, esposa do Lucas, mãe do Vitor. Graduada em psicologia e em direito, atuando na área administrativa de uma empresa. Jogo Beach Tenis e amo passar o tempo livre com minha família.

Posts Relacionados

Os planos de Deus

Entre uma caixa e outra, a mudança era preparada. Guardava meus pertences de maneira cuidadosa e organizava tudo o que

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos