Quer fazer uma viagem internacional e não sabe por onde começar? Vem que eu te ensino…

Programar aquela viagem dos sonhos, quem nunca esperou por esse momento, né? Gera uma felicidade, um frio na barriga, uma ansiedade gostosa e muita expectativa.


Afinal, por onde começar?


A primeira coisa a se pensar é: qual o meu perfil, o que eu gosto de fazer, o que tenho vontade de conhecer? Então, ninguém melhor do que você para ter tudo isso na ponta da língua. Seriam praias paradisíacas ou trilhas desafiadoras? Montanhas ou desertos magníficos?


Lembrando que você terá que ter disposição para aprender/compreender novos idiomas, estar aberto às novas culturas, estar disposto a comer comidas locais (façam isso, é uma riqueza sem tamanho, experimentar comida local é muito especial para sua viagem), e se preparar para toda a documentação que o país exige, como passaporte, visto, vacinas, entre outros documentos.


Países da América do Sul como Uruguai, Colômbia, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Paraguai e Argentina, não precisam de passaporte para entrar no país, desde que você seja brasileiro e possua uma carteira de identidade atual (emitida nos últimos 10 anos), o documento não pode estar danificado ou ilegível. Lembre-se, a carteira de motorista não substitui a identidade. Assim como também, não pedem visto. Então seriam países muito interessantes, fácil entrada, além de a moeda ser desvalorizada em relação à nossa, com isso nosso dinheiro rende mais, é muito atrativo para você colocar na sua lista.

Porém se você prefere viajar para outros países, aí sim o primeiro passo a se fazer é solicitar o passaporte. Passaporte “é um documento de identidade emitido por um governo nacional que atesta formalmente o portador como nacional de um Estado em particular e requisita permissão em nome do soberano ou do governo emissor para o detentor poder cruzar a fronteira de um país estrangeiro” (Wikipédia).

Para solicitar é muito simples, basta você acessar o site da POLÍCIA FEDERAL (www.gov.br), e ir à aba “Obter Passaporte”.
O site é totalmente autoexplicativo, muito simples de solicitar. Você vai preencher um formulário com todos os seus dados pessoais, e ao final fazer o pagamento no valor de R$ 257,25, (valor por pessoa) e assim que a agenda da Polícia Federal estiver liberada, você marca um dia e horário para comparecer em algum posto de atendimento mais próximo de você. Sendo necessário levar o protocolo de solicitação, comprovante de pagamento e todos os documentos listados no próprio site. Prontinho, logo seu documento ficará pronto e você poderá retirá-lo em aproximadamente 2 semanas.

Certo, passaporte em mãos, e agora?

Como saber se o país tão desejado e sonhado precisa de visto?
Visto não é algo muito fácil e simples de se conseguir sozinho, nesse caso eu te oriento a buscar uma assessoria especializada em vistos, ou até mesmo agências de viagens que possam te auxiliar nessa etapa. Procure por alguém na sua cidade ou até mesmo pela internet, existem muitas empresas sérias e competentes para te assessorar.

Em seguida bora comprar essa viagem, e realizar esse sonho!!
Também te aconselho a comprar com uma pessoa especializada, agências de turismo, isso evita você a cair em golpes de internet, e também é muito mais fácil. Qualquer atualização, alteração em sua viagem, sua agência logo repassará todas as informações pra você, logo não terá que se preocupar com nada.

Não esqueça também de providenciar um seguro saúde, nunca sabemos o que nos pode acontecer, ainda mais em outro país que fica tudo mais difícil. Saúde no exterior é um absurdo de caro, haja dinheiro… Então melhor se resguardar.

Um roteiro de viagem também seria interessante, pois você vai economizar um bom tempo da sua viagem com o roteiro já pronto. Assim é até mais fácil de você providenciar seus looks, e arrumar sua mala, com roteiro definido você terá uma noção melhor do que precisar vestir. E se não seguir o roteiro também, não se preocupe, imprevistos acontecem, o importante é aproveitar a viagem, tudo vira festa.

E por fim, e o mais importante é se atentar com a moeda do país de destino, fazer pesquisas em casa de câmbio, fazer pesquisa de mercado, e trocar o dinheiro, é super válido também esses cartões pré pagos internacionais, que você só utiliza no débito, pode sacar em caixas credenciados, e você só utiliza o que colocar de dinheiro, muito prático e simples.

Ah! Nem estou acreditando que chegamos até aqui, estou muito feliz em te ajudar a preparar essa viagem maravilhosa dos seus sonhos junto com você!


Espero ter te ajudado, e faça uma boa viagem!!!

Gabriella Sivieri

Gabriella Sivieri

Meu nome é Gabriella Sivieri, tenho 28 anos, sou natural de Uberlândia. Sou casada, e ainda não temos filhos, e sou apaixonada pela confeitaria.

Posts Relacionados

Saúde mental, um tabu.

Em pleno século XXI muitas pessoas ainda tem preconceitos no que se refere à saúde mental e ao adoecimento. Ainda

SER MÃE..

Nada melhor do que falar sobre ser mãe, no mês das mães, não é mesmo? E ser mãe é ver