Corantes na Alimentação Infantil

Atualmente, sabemos que com a industrialização, os alimentos que consumimos não são mais puramente compostos de nutrientes para o sustento da vida. No processo, são adicionadas substâncias ao alimento, os aditivos.

Aditivo alimentar é qualquer ingrediente colocado no alimento ou em bebidas durante seu preparo. Ele não tem o objetivo de nutrir, mas sim de melhorar fatores como textura, sabor, cor do alimento ou bebida, ou para conservá-los. Eles podem ser naturais ou artificiais.

Na indústria de alimentos, eles são fundamentais, mas para a nossa saúde, podem não ser tão bons assim. E menos ainda para a saúde das crianças, que, normalmente, são os maiores consumidores desses produtos. A relação entre quantidade ingerida e peso corporal é maior na criança do que no adulto, além de elas terem um organismos mais imaturo  para digerir essas substâncias.

Crianças que consomem muitos alimentos industrializados podem desenvolver diabetes, hipertensão, obesidade e ficar mais agitadas. Alguns corantes estão associados à maior risco de câncer. A legislação permite até determinada quantidade do uso dos aditivos e eles precisam ser informados no rótulo. O que não é obrigatório é a informação dos malefícios para a saúde.

Alimentos industrializados apresentam elevado teor gorduras, sódio, conservantes, corantes e aditivos que deveriam ser evitados. Na infância, o marketing influencia pelos rótulos chamativos.   Além disso, os nomes dos aditivos não são de fácil leitura e o consumidor não tem tempo para pesquisar item por item.

Portanto, é necessário conhecimento acerca de alimentos falsamente saudáveis, e priorizar alimentos in natura. Uma dica na hora de escolher industrializados é optar pelos com menor número de ingredientes.

Luisa Chioato

Luisa Chioato

Posts Relacionados

DIA DOS PAIS

Assim como iniciamos o mês de Maio falando no dia das mães, também iniciamos o mês de Agosto pensando no

“MÃE É QUEM FICA”

Para celebrar esse Dia das Mães e ressaltar o amor e a dedicação que as mães oferecem diariamente, expressando sentimentos

Quando o amor é um crime

Freud nos diz “Amaremos aquilo que fomos e deixamos de ser, ou aquilo que possui qualidades que nunca teremos”. A