Seus pés mostram sinais no momento de transição e podem melhorar sua autoestima!
Todas nós sabemos que esse momento chega e ele é um dos marcos mais desafiadores na vida da mulher.
A menopausa tem como maior consequência a estagnação da produção de estrogênio, um dos hormônios mais importantes para nós. Durante o período pré-menopausa é possível observar algumas alterações na pele que provavelmente se tornarão mais evidentes depois.
Sua pele te mostra os sinais!
Segundo o médico cancerologista Drauzio Varella, pelo menos 18 milhões de brasileiras estão atualmente no climatério (Projeto de Lei/2019 pela saúde da mulher).
A falta de estrogênio aumenta o envelhecimento natural da pele. Assim, alguns sinais geralmente perceptíveis são:
- Pele seca e mais fina: as rugas são mais numerosas e acentuadas. Quando se belisca a pele, a prega cutânea é mais pronunciada e persiste por muito mais tempo, a elasticidade é mínima.
- Unhas: quebram com mais facilidade, apresentando fissuras e estrias. Nos pés, elas ficam mais espessas.
- Pés: mais ressecados, sem elasticidade, podendo apresentar ou agravar calosidades, fissuras e o aparecimento de manchas de melasma.
Cuidados essenciais com os pés.
A pele dos pés é diferente do resto do corpo e por isso exige cuidado específico e diário. Sem falar que, além de saudável, é muito agradável ter os pés bonitos e bem cuidados!
Eles nos sustentam todo dia, e sofrem constantes impactos físicos causados por sapatos, meias inadequadas, prática de esportes, umidade, frio, calor, calos doloridos e muito mais.
Alguns cuidado são importantes, como:
- Evitar o lixamento (eles parecem ficar lisos e finos, mas acabam gerando fricções e engrossando a pele e tornando ela quebradiça)
- Aumente a ingestão de água
- Usar calçados que protejam o calcanhar
- Hidratar os pés com creme próprio
Podologia, uma forte aliada!
Como os pés ficam na extremidade do corpo, às vezes nem lembramos de olhar para eles. Para os casos de menopausa, alguns tratamentos podem ser de grande ajuda para melhoria da pele, como:
- Vitamina A, Ácido Retinóico
Agem no rejuvenescimento das células da epiderme, elevando o índice de colágeno e de elastina. Este tratamento pode causar irritação e deve ser acompanhada de hidratantes para neutralizar este efeito.
- Alfa-hidroxi-ácidos e beta-hidroxi
Eles têm uma ação semelhante na epiderme, não causam irritação ou alergia e são ativas em pH ácido.
- Hidratantes cosméticos
São aconselhados para limitar a perda insensível de água da pele. Os mais usados são o colágeno, elastina, ácido hialurônico, soja, ácidos graxos e abacate.
Como a falta de estrogênio provoca severos ressecamentos e envelhecimento das unhas e da pele, as mulheres na menopausa precisam de cuidados próprios para essa fase da vida. Por isso, uma boa especialista em podologia pode ser uma grande aliada em seu tratamento!
Essa profissional é capaz de aplicar ácidos que promovem uma profunda hidratação e auxiliam na melhoria da elasticidade da pele. Além de proporcionar cuidados especiais para unhas, calosidades e outras questões que podem melhorar muito a qualidade de vida de uma mulher.
Aqui, deixo uma palavra para você que está passando por essa fase:
Em meu consultório, percebo o quanto algumas clientes que estão nessa fase de mudança sofrem com a autoestima e percebo que a maioria fica muito triste.
A palavra que eu deixo para essas guerreiras que hoje têm seus ventres em descanso é: Você passará por esse ciclo com muita perseverança e resistência, não desanime, pois você está entrando em um ciclo que é o início de um novo tempo.
Agradeço por poder compartilhar com vocês, queridas leitoras.
Nos vemos em breve!