A cirurgia bariátrica pode provocar déficits nutricionais e dentre os sintomas mais comuns estão as unhas quebradiças.
Olá, leitoras maravilhosas! Fico feliz em compartilhar conhecimentos e saberes com vocês, além da minha experiência prática de clínica.
A cirurgia bariátrica
Segundo o Ministério da Saúde cerca de 6,7 milhões de pessoas sofrem com obesidade no Brasil. Entre os anos de 2017 e 2023, foram realizadas mais de 315 mil cirurgias bariátricas no país.
A cirurgia bariátrica é um procedimento de tratamento invasivo que pode minimizar ou extinguir a doença. Entretanto, ela pode gerar déficits nutricionais importantes, além de facilitar a ocorrência de alopecia e unhas quebradiças.
Sintomas mais comuns pós-bariátrica
O artigo “Estado nutricional e clínico de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica” (UFMG) investiga o panorama clínico em pacientes com 1 mês, 3 meses e até 1 anos após a cirurgia.
Nela, os pesquisadores constatam que a alopecia e as unhas quebradiças foram os sinais clínicos mais comuns e frequentes.
Por que as unhas ficam quebradiças?
As deficiências de ferro, cobre, zinco, selênio, ácidos graxos e proteínas se relacionma a este sintoma de unhas quebradiças.
A pesquisa, ainda vincula o consumo predominante de suplemento proteico como facilitador da ocorrência de alopecia e unhas quebradiças, visto a baixa ingestão de vitaminas e minerais. Entretanto, a falta de proteína também pode ocasionar os sintomas, visto que a proteína é fator estruturante das unhas, o que pede ação ativa de minerais como ferro e cobre.
O que observamos na clínica?
Na prática, pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica, apresentam variações na pele dos pés e nas unhas, como:
- Unhas com descolamento do leito (onicólise, que quando não tratada pode desencadear infecção por fungos).
- Estrias longitudinais.
- Ressecamento plantar (pés com a pele muita seca).
- Fissuras e rachaduras.
- Pele muito fina (sensíveis ao corte).
- Descamação da pele por causa da secura.
Quais os cuidados para os pés e unhas?
Alguns fatores são importantes para manter a pele dos pés e as unhas saudáveis!
Além disso, se faz mais relevante frequentar um espaço e profissional que tenha os cuidados necessários com higienização dos aparelhos e ferramentas. Para pacientes que passaram pela bariátrica, também é recomendado o cuidado na aplicação de algumas técnicas. Por isso, se atente a esses detalhes ao escolher onde suas unhas e pés serão tratados.
Confira abaixo alguns cuidados:
- Evite polimento do corpo da unha.
- Evite o uso de acetona.
- Cuidado com o uso excessivo de esmaltes.
- Hidratação é primordial!
- Peeling químico ajuda na elasticidade da pele.
- Ozonioterapia podal pode ser um grande aliado.
Ele estimula a circulação, ajuda na cicatrização e ativa o sistema imune. - Cuidado ao lixar. O lixamento deve ser leve e com técnica específica de podologia.
Além disso, em casa você pode fazer um belo escalda-pés! Muito além de relaxamento, esta prática promove alívio de dores, micoses, frieiras, problemas de circulação e calosidades. Além de ajudar a devolver a lubrificação da pele.
Você pode fazer um escalda pés usando algumas ervas (frescas ou desidratadas) como camomila, chá verde, anis e hortelã.
Lembrando que o escalda pés deve durar no máximo 15 minutos. Se passar desse tempo, começa a ter um ressecamento da pele. Você pode fazer até três vezes na semana.
Bom, queridas leitoras, espero que vocês tenham gostado!
Lembrando que cada caso é um caso e é sempre importante manter o acompanhamento multidisciplinar em casos que demandam atenção especial como o procedimento bariátrico.
Compartilhe sua experiência ou mande suas dúvidas. E me acompanhe nas redes sociais! @daiana_figeuria_podologia
Nos vemos em breve!