Baby Brain: como funciona o cérebro materno

Nós, mães, sabemos (ou aprendemos na lida) que a maternidade é um novo mundo. Questionamentos como “o que eu posso e devo comer?, como eu devo me vestir?, como cuidar desse serzinho da melhor forma possível?, qual a melhor pomada?, qual colchão traz mais conforto?”, e incontáveis perguntas…

Além de todo o mundo interno que enfrentamos, existe o externo: os palpites. A família, alguns amigos, conhecidos, um alguém, todos têm algo para nos trazer. É importante? Sim, mas devemos saber nossos limites. Opiniões demais, em momentos inoportunos, podem ser mais inconvenientes do que produtivas. As experiências negativas, comentários do que é difícil, do que incomoda, nos fazem criar pensamentos complexos e contínuos.

 Durante a gestação, já sabemos que existem importantes mudanças no corpo da mamãe: aumento de peso, preparação das mamas. E o cérebro dessa mulher? Ele sofre alguma alteração durante a gravidez? E a resposta é sim. O cérebro da mamãe se modifica, e essas mudanças geram o termo baby brain.

Você com certeza já ouviu falar (ou, se você é a mamãe, já passou por isso) dos momentos de esquecimento. De não saber onde deixou algum objeto. De esquecer de levar algo importante. Acredita-se que aproximadamente 80% das gestantes têm alterações da função cognitiva!

Um estudo publicado no Medical Journal of Australia, enfatiza esse ponto: mulheres gestantes e não gestantes realizaram tarefas, que incluíam testes de memória, e passaram por uma comparação sobre seus resultados. A conclusão foi que as gestantes obtiveram resultados piores nos testes de memória, tomada de decisão, atenção e planeamento.

Mas, mesmo com outros estudos que já demonstraram alterações no cérebro de mulheres grávidas quando comparados ao de mulheres não gestantes, a neuroplasticidade permite um reajuste neuronal, trazendo a capacidade já conhecida das mamães de multitasking, e, o mais incrível, o vínculo mãe e filho. O baby brain é uma realidade, a gravidez altera o nosso corpo como um todo, porém as habilidades que ganhamos e a conexão com seu pequeno são o ponto chave de todo esse novo momento.

Luisa Chioato

Luisa Chioato

Posts Relacionados

De Empreendedora à Empresária

Você sabe qual é a diferença entre uma empreendedora e uma empresária? Muitas pessoas acham que é a mesma coisa,

DESFRALDE

O desfralde é o processo de transição da criança das fraldas para o uso do vaso sanitário ou do peniquinho.

E no final a vontade dEle prevalecerá 

Dia desses, durante um momento tenso, uma pessoa me disse firmemente palavras duras que determinavam um futuro que não combinavam

Luz do Mundo

Eu sempre amei o natal e desde criança o que mais me encanta neste período são as luzes. Pisca-piscas enfeitando