As oportunidades estão na mesa do bar

Talvez tenha sido uma das lições mais importantes que eu aprendi ainda na infância, ouvia meus pais falarem sempre, e apesar de não lembrar os contextos, eu me lembro de ouvir: “oportunidade não tem rabo, passou, já era”. E eu sempre imaginei a oportunidade como um raio sem rabo, ela acontece, passa, e se você não for esperto e rápido o suficiente, ela passa.

Eu, na minha ansiedade de não perder nenhuma oportunidade, me lembro de uma vez perguntar: “mas, onde estão as oportunidades?”, e a resposta foi a mais ampla possível: “em todos os lugares, e para quem sabe ver, elas aparecem o tempo todo”.

Quando mais nova, isso fez com que eu quisesse ver oportunidades em todo lugar, o tempo todo, e me abriu a mente para ver coisas e possibilidades em lugares que a maioria das pessoas não enxergavam, ou ficavam sem graça de abordar a questão. Confesso que vez ou outra, o anseio por aproveitar todas as boas oportunidades me fez me comprometer com muita coisa, mas, aí a maturidade e as experiências vão nos ensinando a filtrar.

Então, sim, as oportunidades estão na mesa do bar, mas, elas também estão na balada, em uma viagem, em um café, em um esbarrão em um velho conhecido no shopping, na sala de aula, no Instagram, e onde mais você quiser que elas estejam. Nos lugares mais inusitados, menos esperados, elas estão em todos os lugares. 

Às vezes, as oportunidades aparecem de forma mais clara, alguém diz: “preciso de alguém que saiba executar uma tarefa específica” e aí você é exatamente essa pessoa, e pode simplesmente dizer: “eu sou essa pessoa”. Outras vezes, as oportunidades aparecem de forma mais tímida e você precisa explorar melhor ela, por exemplo: “Então, fulano, como estão as coisas na sua empresa? Você já tem alguém que te ajuda com determinada demanda?”, e aí nesse momento ele pode dizer que o serviço já está sendo feito, pode dizer que está insatisfeito, pode dizer que está a procura de alguém que saiba realizar esse serviço.

Agora, tem um pequeno detalhe que talvez seja até mais importante do que ter oportunidade, e isso só você pode fazer: ESTAR PREPARADO! De nada adianta você ter diversas oportunidades, se não estiver preparado para nenhuma delas, você vai acabar gastando cartucho atoa e correndo o risco de fechar portas para você.

Então, o grande segredo é se preparar, porque quem está preparado, quando vê uma oportunidade passando perto de si, não deixa ela passar, porque a preparação quando encontra com a oportunidade fica radiante, doida para poder revelar do seu potencial.

Seneca disse que “sorte é quando a capacidade encontra-se com a oportunidade”. Esse é o match perfeito, preparação mais oportunidade. Um sem o outro, fica vago, os dois juntos são a possibilidade de uma grande sucesso.

Se eu puder te ajudar com algo hoje, que seja dizendo duas coisas: primeiro, se prepare, se prepare muito e esteja pronta; segundo, quando você ver uma oportunidade, não a deixe passar, porque oportunidade não tem rabo e você pode não conseguir ter essa chance novamente.

Richard Branson diz algo que eu gosto muito, e sempre levei isso para a minha vida, deu certo, sempre deu, “se alguém te oferecer uma oportunidade incrível, mas você não tem certeza de que consegue fazer, diga sim – e depois aprenda como fazer.” É um desafio delicioso de mergulhar. 

No mais, boa sorte no seu preparo, e fique atento, as oportunidades estão em todos os lugares, basta querer ver e saber aproveitar.

Aproveite!

Bruna Thalita

Bruna Thalita

Bruna Thalita tem 27 anos, e tem se descoberto uma mente multipotencial. É advogada, historiadora por formação, empreendedora desde muito nova e escritora por paixão e necessidade.

Posts Relacionados

Existe Natal na Coreia do Norte?

Dia de Natal é um feriado e festival comemorado anualmente em 25 de dezembro em várias partes do mundo. Existem

Olá, sou Laila Lemos.

Olá, sou Laila Lemos, natural de Uberlândia. Com mais de 25 anos de experiência na odontologia, sou proprietária de uma