Alimentação e Câncer de Mama

Estamos em outubro e esse mês traz um movimento lindo no mundo inteiro: Outubro Rosa. Este, de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama. Vamos abordar a importância de uma nutrição adequada, visto que aproximadamente 30% a 50% de todos os casos de câncer são preveníveis, quando estão em sincronia um estilo de vida saudável, evitando a exposição a carcinógenos, poluentes e infecções crônicas.

A nutrição não é só um dos pilares de prevenção da doença, mas também essencial durante o tratamento e na recuperação. Por isso, a adoção de hábitos saudáveis e pratica de atividade física é necessária.

Nos índices, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade pela doença entre as mulheres no Brasil, e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, os fatores relacionados ao surgimento da doença são vários, desde histórico familiar de câncer de mama, vida reprodutiva da mulher, obesidade, ingestão de álcool e inatividade física.

A alimentação deve ser rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, e deve se evitar alimentos industrializados e ultraprocessados. A recomendação é da ingestão de pelo menos cinco porções, por dia, de frutas, legumes sem amido e vegetais. O prato deve ser colorido, variando os alimentos.

Quando falamos em efeitos nocivos, a maior parte dos refrigerantes possui um corante (4-metil-imidazol) classificado como possível cancerígeno pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC). Ele é um subproduto do corante caramelo IV presente nessas bebidas. O aquecimento de recipientes plásticos também é perigoso, pois pode liberar substâncias tóxicas como o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. Por isso, não é recomendado aquecer alimentos em recipientes plásticos, inclusive as mamadeiras infantis, pois não há segurança quanto à presença da substância no recipiente.

Os cuidados na prevenção do câncer englobam a alimentação, e o acompanhamento por um nutricionista é um cuidado importante na saúde. Vamos compartilhar essas informações tão relevantes e conscientizar mais mulheres sobre o autocuidado.

Luisa Chioato

Luisa Chioato

Posts Relacionados

Calma, menina

Calma menina, por que tanta pressa?  Você está correndo demais, tentando ser mais rápida do que o tic tac do

Nunca pare de lutar

Sim, se você é um crente “raiz” ou já ouviu Ludmila Ferber, a referência desse título éexatamente o que pensou.

A mulher na vida política

Te convido hoje a repensar no papel social desempenhado pelas mulheres na sociedade brasileira, no âmbito político, para ser mais

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos