Percebo muitas pessoas falando que na Bíblia as mulheres são subvalorizadas, que não tem força nem voz, e que os homens são super valorizados, as figuras mais importantes, os personagens fortes, guerreiros.
Mas, acredito que tantas, tantas vezes a gente acaba acreditando em coisas simplesmente porque ouvimos falar repetidamente. Mas, não é a repetição que torna as coisas em verdade, mas sim a apuração dos fatos. Nós podemos achar um monte de coisas, mas precisamos saber sobre elas para podermos afirmar as nossas percepções.
E com a Bíblia é exatamente assim, gastamos muito tempo falando sobre um livro que nem mesmo conhecemos, então usamos das percepções dos outros para criar o nosso próprio ponto de vista. Mas, muitas vezes, nos tornamos equivocados e falamos sem propriedade.
Por isso, quero trazer para vocês um pouco das minhas percepções, daquilo que por muito tempo vi e te ajudar a olhar para a Bíblia de outra forma.
Primeiramente, quebre todos aqueles seus preconceitos de que a Bíblia trata as mulheres como seres frágeis ou subjugadas, porque a verdade é que Deus vê as mulheres de um jeito muito mais incrível do que você imagina e talvez, muito mais incrível do que você já ouviu falar.
Entre as várias mulheres que aparecem na Bíblia em contextos e histórias diferentes, vemos o cuidado de Deus diversas vezes. Vemos, por exemplo, a força e a liderança que existia em Raabe, Ester e em Débora, mas podemos ver a delicadeza do amor de Deus com Sara, Ana, Dorcas e Maria.
Para isso quero compartilhar alguns versículos com vocês para que possamos entender como Deus olhava para essas mulheres.
Sara era uma mulher idosa, que acompanhou o seu marido para apoiá-lo, e tinha o sonho de ter um filho. Deus sabia do sonho de Sara. É interessante entender que havia um propósito de Deus na vida de Sara e Abraão que se cumpriu no tempo certo, mas Ele não deixou de cuidar do sonho de Sara. “E Sara disse: Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo.” Gênesis 21.6
Além de cuidar dos nossos sonhos, Deus também nos deu uma voz de autoridade, de liderança e de decisão. Débora é uma das mulheres mais fortes e corajosas que a Bíblia relata. Em tempos de guerra, Débora se levantou pelo povo de Israel e foi importante para aquele tempo. “Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel.” Juízes 5:7
Ana também era uma mulher que sonhava em ser mãe, ela queria ter um filho e pediu a Deus. Quando Samuel nasceu, ela o consagrou a Deus e ele se tornou um grande profeta! “Então Ana orou assim: Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação.” 1 Samuel 2:1
Ester era uma mulher muito bonita que ganhou o concurso de beleza do seu tempo, mas ela não era apenas bonita, também era muito inteligente e usou sua beleza, inteligência e coragem para proteger o seu povo, arriscando até mesmo a vida dela.
Com isso, vemos quantas mulheres fortes, destemidas, inteligentes, líderes e sonhadoras temos na Bíblia. E Deus se importou com cada uma delas, fosse no sonho da maternidade, fosse na guerra, fosse para proteger o seu povo. Não importa se viemos ao mundo para liderar ou para ser mãe, todos esses ofícios são importantes e necessários, e Deus não esquece de nenhuma de nós, na nossa individualidade, na nossa intimidade.
Deus se importa com as mulheres, Deus ama as mulheres… e isso serve para mim e para você! Não duvide, Ele se importa com você!