As crianças aprendem muitas coisas observando os pais e reproduzem como espelhos. Para transmitirmos valores, temos que compreender onde somos falhos e aprendermos a lidar com as nossas expectativas, dúvidas, angústias e anseios.

O valor traz em si a concepção de algo desejável, e como pais, temos que ser o vínculo entre ele e as crianças. Vamos falar de alguns valores essenciais para transmitirmos para os pequenos desde o nascimento.

Amor próprio é uma palavra que ouvimos tanto, mas muita vezes não compreendemos de verdade o que significa e como trabalharmos ele em nossas vidas. Quando temos que estabelecer esse contato na vida adulta, e resgatar um auto cuidado que foi negligenciado, o processo é dificultado. Desta forma, devemos ensinar aos pequenos a se amar, exercer a paciência consigo mesmos, se perdoar pelas falhas e incentivar o autoconhecimento.

O autocontrole é outro ponto que deve ser trabalhado, pois precisamos ensinar às crianças que na vida existem situações em que as coisas não acontecem como esperamos. Elas precisam entender o “não” e aprender a lidar com as frustrações.

Um valor que não pode ser negligenciado é a honestidade. Os pais devem ser pilar para o ensinamento da importância de se falar a verdade e do entendimento de se fazer o que é certo e lidar com as consequências de seus atos.

A empatia é um valor que deve ser desenvolvido em todo ser humano. Se colocar no lugar do outro e compreender a sua dor é uma capacidade que nos torna humanos. Esse valor deve ser estimulado e enaltecido, e os pais precisam ser a base para o entendimento da inclusão, amor ao próximo, consciência e respeito. Além disso, o incentivo a ajudar ao próximo, compartilhar, dividir e criar oportunidades para se desenvolver a generosidade, são muito importantes para um adulto que não se torne egoísta.

Ser uma pessoa colaboradora também é essencial para a vida adulta. Ninguém consegue fazer tudo sozinho, e ter uma pessoa que ajuda por perto é ótimo. Estimular a ajudar nas tarefas de casa, organização dos brinquedos e materiais da escola ou ajudar um coleguinha são algumas ideias.

Devemos lembrar que teorias extensas não são bem compreendidas pelas crianças, havendo a necessidade de exemplos práticos. Ter uma comunicação positiva e diálogos construtivos é a melhor saída. Nossos filhos repetem certas palavras e atitudes nossas, por isso, nós devemos ser o exemplo. Praticar o que ensinamos é o mínimo.

Luisa Chioato

Luisa Chioato

Posts Relacionados

Uma nova vida com Jesus

Se você já acompanha os meus textos, você sabe que eu adoro essa época do ano. Eu acredito fielmente que

Você quer mesmo sair da CLT?

Na busca por autonomia profissional e flexibilidade, muitos trabalhadores têm considerado e até mesmo sonhado a possibilidade de sair do

A esterilização pode salvar vidas!

Você sabia que as unhas e os materiais usados nelas podem transmitir doenças? Saiba se você está tendo o melhor

Eu nunca conheci o Amor

Vivemos uma época de relações líquidas como diz Zygmunt Bauman, e como pode perceber, a análise é certeira. Quase todas

Ela estava sozinha

Eu estava sentada, enquanto a observava… Ela sorria e conversava como se fosse apessoa mais feliz do mundo, mas por

Política x Cultura: Carnaval é feriado?

Todo ano surge a mesma dúvida: Carnaval é feriado nacional? A resposta curta é:não. Mas a resposta completa envolve política,

Exames em animais

Assim como nos seres humanos, quando os animais de estimação ficam doentes épossível utilizar exames para ajudar a fechar um