3 Comidas de origem africana para comemorar o dia da Consciência Negra

A celebração da consciência negra é comemoradanacionalmente no dia 20 de novembro,em forma de homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, que foi líder de um dos maiores quilombos (povoado formado de escravos fugidos) da história do Brasil, além de defender seu povo contra a escravidão.

A festividade é muito importante para refletirmos sobre a posição dos negros em nossa sociedade e a valorização de um povo que colaborou para o desenvolvimento de nossa cultura.

Além disso, é uma forma de conscientização das pessoas sobre o valor dos negros em nossa formação social, histórica e cultural sobre todo o país. Ainda assim, mesmo após o período de escravidão, as gerações afro-brasileiras sofrem discriminações e preconceitos.

O dia da consciência negra é feriado em alguns estados do país como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas e Amapá.

A vinda dos escravos ao Brasil colaborou em diversos fatores para nosso país, inclusive em nossa gastronomia, mesmo tendo uma alimentação muito simples, sem nada de fartura, trouxeram em memória os usos e segredos de suas terras.

Hoje em dia os temperos e pratos da cozinha negra fazem parte da nossa rotina alimentar e cultural.

Em comemoração ao dia da Consciência Negra vamos conhecer 3 tipos de alimentos de origem africana:

  1. ACARAJÉ: Bastante popular no nordeste brasileiro, o acarajé que significa “comer bola de fogo” é um bolinho frito à base de feijão fradinho, vatapá (leite de coco, castanha de caju, amendoim e camarão), caruru, camarão, azeite de dendê. É servido “quente” ou “frio” o mesmo que, com muita ou pouca pimenta.
Gabriella Sivieri

Gabriella Sivieri

Meu nome é Gabriella Sivieri, tenho 28 anos, sou natural de Uberlândia. Sou casada, e ainda não temos filhos, e sou apaixonada pela confeitaria.

Posts Relacionados

OUTUBRO ROSA

O “Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama que acontece em todo o mundo durante

Prazer, Gabrieli Boff

Olá pessoal, é um enorme prazer iniciar minha contribuição com este projeto incrível na Revolution! Me chamo Gabrieli Maria Boff,

Ser mulher- expectativas

Somos mulheres. Sendo mulheres, esperam que sejamos perfeitas. Sejam perfeitas, é o que dizem, ou ao menos, é o que

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos