Com a redução da umidade durante o inverno, os pés e as unhas precisam de cuidados especiais. Confira algumas dicas que podem melhorar a sua vida.
Olá, queridas leitoras, como vocês já sabem, estamos entrando no inverno!
De acordo com a OMS a umidade do ar mais saudável está em níveis de 50% a 80%. Aqui em Uberlândia e região, nesta época, temos registros de 20%, o que traz uma secura no ar e consequência para o nosso corpo. Por isso, a prevenção é o melhor caminho!
Impactos da mudança do clima:
Nossos pés e unhas não costumam receber muita atenção no nosso dia a dia. Apesar do pé também produzir lipídio, um lubrificante natural, ainda não é o suficiente para que no inverno seus pés e unhas fiquem bem cuidados.
A falta de hidratação nos pés favorece podopatias como o surgimento de fissuras (rachaduras), que podem ser verdadeiras portas abertas para contaminação.
Como sofrem as unhas, no inverno?
Nesta época é comum que usemos mais sapatos fechados. E a maioria das pessoas evita realizar procedimentos nos pés por sentirem frio.
Nessa hora é preciso ter cuidado para não cortar incorretamente as unhas, em casa, ou com material não esterilizado. Mesmo sendo de uso pessoal, os materiais ainda acumulam bactérias e microrganismos ruins em suas superfícies.
Pela experiência clínica, posso afirmar que algumas questões surgem com mais força e frequência no inverno, como:
- Unhas encravadas
- Granulomas
- Fungo paroníquia (Candida Albicans, neste caso não contamina região intima). Aparece especialmente nas bordas laterais e cutículas
- Fungo Tinea Pedis (o famoso pé-de-atleta)
Patologias como essas, quando não tratadas de forma correta, trazem riscos como a Erisipela (um processo infeccioso da pele) que pode atingir a gordura do tecido celular, chegando aos vasos linfáticos.
Prevenção é o melhor caminho!
A parte que mais amo na minha profissão é a prevenção!
Por isso, sempre recomendo o investimento em consultas mensais, pois o procedimento correto ajudará quase em 100% dos casos.
Na clínica, você conta com processos que incluem:
- Aplicações de ácidos
- Corte corretos das unhas
- Polimento ungueal
- Desbaste plantar
- Ozonioterapia Podal
- Hidratação profunda
Confira 7 dicas para cuidar dos seus pés em casa:
Mesmo com as idas periódicas à Podóloga, o cuidado em casa, durante a rotina é um grande aliado nos processos preventivos e curativos. É importante que você:
- Higienize os calçados e meias com Lysoform líquido e spray (lave sempre as meias com o líquido)
- Mantenha bem seco entre os dedos
- Escove as unhas com sabonete antibacteriano
- Dê preferência para meias de algodão
- Use calçados confortáveis
- Passe um creme hidratante nos pés
- E aproveita a sua casa para deixar os pés mais arejados
Lembre-se, ame muito os seus pés!
Eles nos mantêm de pé e nos levam pela vida.
Até a próxima edição.