Confira a verruga viral chamada de “verruga vulgar”, derivada do HPV e
muito presente em crianças e adolescentes.
Olá, queridas(os) leitoras(es)!
Que bom estar novamente aqui com vocês. Vamos falar sobre saúde da pele e principalmente dos pés?
Hoje, falaremos das Verrugas Vulgares que são muito comuns em crianças e adolescentes, por contaminação do vírus HPV, que como veremos abaixo, não se trata de uma questão sexualmente transmissível.
O que é uma Verruga?
No nosso dia a dia, usamos a palavra verruga para falar sobre qualquer lesão de alto relevo que apareça na nossa pele, certo?
Entretanto, é importante que você saiba que as verrugas são nomes para determinar somente lesões causadas por um dos componentes da família de vírus do Papiloma Humano, o HPV.
Verruga é contagiosa?
Bom, existem mais de 100 tipos de HPV e cada verruga tem suas características. Aqui, falaremos da mais comum delas e, por isso, chamada de Verruga Vulgar.
Esse tipo de verruga, mesmo vindo do HPV não é sexualmente contagiosa. Entretanto, a infecção se dá pelo contato direto. Ou seja, uma pele saudável entra em contato com uma pele lesionada. E a manifestação delas é muito comum quando ocorre queda de imunidade, principalmente entre os 4 e 18 anos de idade.
Diagnóstico: Como identificar uma Verruga Vulgar?
A verruga vulgar, fisicamente, é uma lesão elevada, geralmente esbranquiçada e áspera, podendo ter pontinhos pretos. E costumam estar nas partes extremas do corpo.
É comum confundi-la com “olho de peixe” ou alguma calosidade e com isso se automedicar, o que pode trazer prejuízos para o quadro e até impedir a identificação de algo mais sério, se houver. Por isso, sempre busque um profissional para analisar o seu caso e garantir a segurança do seu tratamento.
Como tratar?
Na Clínica de Podologia Avançada, após o diagnóstico, o tratamento é direcionado para cada caso, podendo utilizar técnicas com diferentes tipos de ácido, alta frequência, eletro cautério, laser, além da aplicação de nitrogênio.
É possível identificar pacientes com reincidência em peles já tratadas. Acredita-se que quando se tem HPV ele fica para sempre no núcleo da célula, em estado “dormente” e pode voltar em qualquer época da vida, trazendo novas verrugas para a superfície da pele. Por isso, é comum que a pele em volta da lesão seja tratada, pois ela também está infectada.
No Brasil, registram-se em média 700 mil casos novos de HPV por dia (gov.br). É um vírus comum entre a população. E assim como qualquer outra questão de saúde, deve ser tratada com profissionalismo.
Coloque a sua saúde em primeiro lugar! Busque sempre um profissional especializado para garantir a sua segurança.
Até breve! Daiana Figueira