Nas corridas de atletismo, sabemos que existe uma contribuição na produção de energia das vias anaeróbica e aeróbica. O provimento de ATP pelas vias não mitocondriais pode desencadear acidose muscular. Por conta dessa acidose muscular, o sistema de regulação do pH se faz muito importante, por sua capacidade de tampão, e o sistema do bicarbonato é um dos mais importantes.
Um estudo dinamarquês, explorou o impacto da suplementação de bicarbonato de sódio no desempenho de atletas de elite em uma competição de atletismo e na alcalose dos mesmos. No estudo, foram escalados 21 atletas de elite separados em 2 grupos: um com suplementação de bicarbonato e outro placebo.
Os grupos realizaram dois testes, para detectar o tempo individual do pico de bicarbonato no sangue, após a suplementação de 0,3 g/kg de massa corporal de bicarbonato de sódio com e sem aquecimento. Os atletas também executaram duas corridas contra o relógio (TT) de 3,5 Km, seguido de avaliação individualizada de bicarbonato, sendo que após a corrida foram retirados amostra de sangue para verificar a dosagem de lactato, NaHCO 3 e pH.
Os resultados demonstraram que o pico individual de bicarbonato foi relativamente maior em comparação ao grupo placebo, após a corrida, melhorando também o desempenho na corrida em 6s quando comparado a outro grupo. O uso do bicarbonato de sódio foi relacionado à melhora na performance, e melhora no efeito de acidose muscular.
Os pesquisadores, então, concluíram que a suplementação de bicarbonato de sódio parece melhorar a resistência e o desempenho em exercícios de alta intensidade, demostrando também que o sistema anaeróbio se torna essencial para competições de velocidade e resistência em períodos curtos.