Vamos falar sobre um assunto bastante comentado por pais e todos que convivem com crianças próximas a completar 2 anos de idade. O termo “terrible two” se refere a uma fase de desenvolvimento pela qual muitas crianças pequenas passam, geralmente por volta dos dois anos de idade. Em algumas até inicia antes dos 2 anos.
Essa fase é caracterizada por um aumento na desobediência, birras, oscilações de humor e outros comportamentos desafiadores. Acredite ou não, isso é uma parte normal do desenvolvimento infantil, à medida que as crianças começam a afirmar sua independência e testar limites.
Durante o “terrible two”, ou “terríveis dois anos”, as crianças pequenas estão aprendendo a comunicar seus desejos e necessidades, mas podem ainda não ter as habilidades verbais para se expressar de forma eficaz. Essa frustração pode levar a birras e explosões emocionais.
Além disso, as crianças nessa fase estão começando a entender que são indivíduos separados de seus pais e desejam mostrar que tem controle sobre seu ambiente.
Embora possa ser um momento desafiador tanto para os pais quanto para outras pessoas que ajudam a cuidar dessa criança, é importante lembrar que a fase dos “terrible two” é temporária.
E com as informações que temos no tempo de hoje, existem várias estratégias que podem ajudar a enfrentar essa fase da melhor forma!
É importante manter uma rotina, para ajudar essas crianças a se sentirem mais seguras e menos sobrecarregadas. Oferecer escolhas limitadas para que ela possa ter o senso de controle, como exemplo, perguntar: “você quer usar a camiseta azul ou a vermelha?”. Redirecionar a atenção pra criança, não ficar no celular enquanto ela está tentando chamar atenção por alguma coisa. Definir limites claros, saber impor para que a criança entenda comportamentos aceitáveis. Permanecer calmo, paciente e tranquilo transmite para a criança mais confiança, fazendo com que ela te ouça e obedeça seus estímulos. E podemos citar também que devemos deixar a criança fazer escolhas simples e realizar tarefas por conta própria para promover seu senso de independência.
Para concluir, temos que lembrar de que essa fase é uma parte normal do desenvolvimento e não dura para sempre. Com paciência, compreensão e orientação consistente, tanto você quanto a criança podem enfrentar os “terríveis dois anos” com o mínimo de estresse. Se você perceber que o comportamento da criança é extremamente desafiador ou persistente, considere buscar conselhos de um pediatra ou especialista em desenvolvimento infantil.
Outubro Rosa: um chamado para o cuidado com o corpo e a fé no Deus que cuida de nós
Outubro é um mês conhecido pela cor rosa. Nas ruas, nas redes sociais, nas lojas e até nos ambientes de