Antes de ser mãe, tudo que nos falam são apenas frases formadas. Até mesmo nossas mães sempre diziam: “quando você for mãe, você vai entender o que estou dizendo”. E nós nunca paramos para pensar nesse tipo de conversa até de fato nos tornarmos mãe. Para mim, ser mãe vai além de tudo que imaginei. Ser mãe é viver um dia de cada vez, é entender que exaustão anda junto com a gratidão e é pensar que tudo passa, inclusive o tempo!
Eu sempre andei muito rápido, com pressa, querendo que os dias passassem rápido para poder por exemplo, chegar uma data especial, ver alguém que não via há algum tempo. E a maternidade para mim chegou e disse: “Vamos com Calma, Kamilla! ” E assim eu tenho feito! Porque olha, nunca imaginei que sem a gente querer, os dias, semanas, meses e anos passassem tão depressa!
Quando eu paro para pensar no que eu vou escrever sobre esse tema que me emociona tanto, me vem um filme na cabeça. De quando eu descobri a gravidez, de quando contei para o meu marido, família e amigos, de quando a barriga foi crescendo, quando meu filho nasceu… e nossa, se passaram quase 2 anos disso tudo!
Viver a maternidade é se doar a todo momento. É pensar e estar com nossos filhos 24hs por dia. É se preocupar, é sentir esse medo, até mesmo um medo de perder. É querer aproveitar cada momento como se fosse único e pedir que o tempo pare. Ser mãe é crescer e amadurecer, é entender o real motivo do nosso propósito de vida, do amor, do que sentimos por eles.
Ser mãe é saber que vamos continuar vivas em algum canto, porque depois que você tem filho, você se vê em coisinhas que eles fazem. Ser mãe é se culpar, a todo momento… mas o melhor de tudo, é que a qualquer hora do dia, você sempre terá seu melhor sorriso, melhor abraço.
Como meu pai sempre me diz, ser mãe é padecer no paraíso!
Kamilla Corsino