Ser mulher- expectativas

Somos mulheres. Sendo mulheres, esperam que sejamos perfeitas. Sejam perfeitas, é o que dizem, ou ao menos, é o que pensam.

Ligue a televisão, veja a capa da revista, o outdoor na rua, a propaganda no celular, não é preciso ir longe para que essa verdade esteja diante de nós.

Devemos ser perfeitas, e para isso, precisamos crescer confiantes e sem questionamentos para que isso se torne real. Alunas exemplares, filhas exemplares, esposas exemplares, mães exemplares. Devemos saber ao certo qual profissão iremos seguir, qual especialidade iremos cursar, e não podem existir dúvidas. Devemos escolher o marido perfeito, assertivas, e construir a família perfeita, com a idade ditada.

Não poderemos sentir dores, fragilidades, ou se sentirmos, não poderemos demonstrá-las. Devemos fazer nosso trabalho bem feito, mas não podemos nos exaltar. Devemos malhar, ter o corpo ideal, mas nosso foco devem ser as coisas que precisamos cuidar. Precisamos acordar lindas, com o cabelo feito, a pele radiante, sem celulites, mas o momento do autocuidado pode ser julgado como egoísmo.

Na gestação devemos estar em forma, com a cabeça em paz, focadas, e sempre com um sorriso no rosto. Devemos ter um parto fácil, sem intercorrências, sem dores, e se houver, a culpa é nossa. Não poderemos ter dificuldades para amamentar, para aprender a lidar com um bebê, tempo para desenvolver a relação entre mãe e filho.

Mesmo com noites em claro, precisamos ser esposas com dedicação exclusiva, profissionais incansáveis, amigas e familiares presentes. Continuem perfeitas. Somos mulheres. Sejam perfeitas.

A virada de chave é que nós, mulheres, entendamos que o que esperam de nós não se resume ao que somos. E que somos e podemos ser muito mais.

Podemos ser o que quisermos. E não precisamos seguir modelo algum. Podemos ser lindas como nós mesmas, incríveis como nós mesmas. Podemos ser donas do nosso destino. Podemos cuidar da nossa saúde – física e mental.

Luisa Chioato

Luisa Chioato

Posts Relacionados

Bebida na Porta

Bebida na Porta, startup de entrega rápida, faz parcerias com a indústria, chega a 30 dark stores pelo país e

Emoções na idade pré-escolar

Você já se perguntou sobre a evolução das emoções dos seus filhos? Nesta edição, preparei um resumo para vocês. Por

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos