O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama que é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos, há vários tipos de câncer de mama, e alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.


O nome OUTUBRO ROSA remete a cor do laço rosa que é o símbolo da campanha, que começou quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou e distribuiu um laço rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York, em 1990 – desde então, promovida anualmente.


O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. O evento ocorria sem que houvesse instituições públicas ou privadas envolvidas, à medida que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.


A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária. O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.


A importância da mamografia, segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas.


Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática, com o objetivo de diminuir a acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.


É importante lembrar que todos os órgãos, instituições, entidades e empresas precisam participar dessa campanha para a prevenção de mortes causadas pelo Câncer de Mama. Então, vamos lembrar a importância de participar desse conscientização: 
Reforça a relevância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama. 
Incentiva as medidas práticas recomendadas pelos médicos, como check-up com o ginecologista e o exame de mamografia.


Encoraja mulheres que sentem medo de realizar consultas e exames. 
Empodera aquelas que estão na luta contra o câncer. 
Mostra a luta de mulheres que já venceram a doença. 
Informa aquelas que tiveram o diagnóstico da doença, mas não sabem sobre as possibilidades de tratamentos. 


Informa, conscientiza e quebra tabus em toda a população. 
Traz à tona a importância do apoio psicológico nessa jornada.

Agora você já tem ideias de ações para fazer e reforçar a importância da conscientização do Outubro Rosa. Coloque em prática e entre no combate ao Câncer de Mama.

Giulia Cherulli

Giulia Cherulli

Posts Relacionados

A partícula de vida eterna

Como é difícil deixar ir o que construímos com tanto amor, não é? Como é custoso evitar olhar para trás,

A revolução na história da confeitaria

Sabe aqueles bolos lindos, todos decorados, com flores e papéis comestíveis? Nada disso seria possível se não fosse o açúcar.

Quando Deus diz SIM

Sabe aquela história de “quando os humilhados serão exaltados”? Pois bem, esse dia chega. E mais do que isso, chega