O significado do peso na balança

Muitos pacientes que buscam o emagrecimento chegam no consultório com o hábito de se pesar frequentemente. Alguns, várias vezes ao dia.

Não são todos que sabem que a balança, em si, não é o melhor parâmetro para avaliar se os objetivos estão sendo atingidos ou não. Além disso, esse hábito muitas vezes resulta em baixa autoestima, menor satisfação corporal e também sintomas associados a tristeza, uma vez que o emagrecimento pode ser mais cauteloso e a ausência de resultados imediatos pode trazer frustração, desânimo, e até abandono do processo.

A balança te mostra um número que representa o peso total, mas não especifica do que é o peso. Perder gordura corporal e ganhar massa magra podem te deixar com o mesmo peso na balança, porém com uma composição corporal totalmente diferente. Comparar-se e usar de referência o peso de alguém, por esse motivo, não faz o menor sentido.

Outro ponto importante, é saber que o peso na balança oscila durante o dia. Fatores como o funcionamento intestinal, ingestão hídrica, volume alimentar, alterações hormonais, trazem diferença no peso. Alguns aspectos que devemos avaliar em consultório são o período pré menstrual na mulher, acúmulo de glicogênio muscular, intestino preso, edema por alto consumo de sódio, desidratação, qualidade do sono, imunidade.

Portanto, pessoas não são números. Por trás desses valores, existem histórias, comportamentos e motivos. Pesar-se diariamente pode te deixar ansioso e frustado e atrapalhar no processo do emagrecimento. Adote como parâmetro uma roupa que te servia, o espelho e fotos. Para que você tenha resultados é preciso enxergar muito além do peso. Procure sempre um profissional capacitado!

Luisa Chioato

Luisa Chioato

Posts Relacionados

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos