Por muitos anos, e infelizmente até os dias de hoje, muito se debate sobre as mulheres no mercado de trabalho, suas competências, habilidades, capacidades e resultados. O ambiente corporativo ainda é um espaço de muita luta para as mulheres. Mas, cada vez mais, tem se percebido a necessidade de transformar esses espaços em lugares melhores e mais abertos para as mulheres e isso acontece por diferentes razões, como a igualdade de gênero qe se torna pauta cada vez mais necessária como também o impacto que as mulheres causam nas empresas e as contribuições que dão.
Uma pesquisa de 2019 do IBGE, mostrou que apenas 37,4% dos cargos de gerência existentes no Brasil eram ocupados por mulheres, algumas pesquisas mais atuais mostram que estamos chegando em 42% atualmente. Mas, é importante dizer que os cargos de gerência não se referem a C-Level, por exemplo e quando analisamos os cargos mais altos, esse número cai muito, chegando a menos de 15%, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.
Mas, há um dado que eu gosto sempre de lembrar que demonstra que segundo a OIT, de 451 empresas entrevistadas, 70% afirmaram que tiveram de 5 a 15% a mais de lucro ao terem mulheres em cargos de liderança. Essa informação é extremamente valiosa para entendermos que as mulheres, mesmo se dividindo em diversas funções e tarefas, e sendo por vezes subestimadas no mercado de trabalho, são capazes de contribuir de maneira significativa para as empresas.
Aqui, estamos refletindo rapidamente apenas sobre o aumento dos lucros, sem contarmos com a melhora no ambiente de trabalho, a gestão de equipes e potenciais de forma mais assertiva, o melhor controle financeiro e de investimento das empresas e inúmeras outras contribuições que poderíamos listar aqui.
Então, é não apenas possível, mas é assertivo afirmar que “mulheres no comando mudam para melhor o jogo da sua empresa”.
Na luta da mulher para um ambiente de trabalho mais justo, mais possível, mais aberto, é muito importante sabermos que a nossa contribuição é, de fato, real e que podemos impactar positivamente as empresas.
Com isso, é muito bom sabermos que já existem movimentos e ações dentro de algumas empresas com o intuito de aumentar o espaço feminino em todos os cargos e funções, trazendo mais igualdade e oportunidades para dentro das empresas. Essas iniciativas são tão importantes e necessárias para construírmos empresas melhores para todos.
Com mulheres em cargos de liderança e com mulheres trabalhando em todas as funções das empresas, todos ganham. A mulher ganha, a empresa ganha, os outros colaboradores também são beneficiados, as famílias ganham e por consequência, toda a sociedade ganha.
Compartilhe com a gente como é a realidade do seu local de trabalho ou ainda da sua empresa. Existem muitas mulheres ocupando cargos de liderança e outras funções também?