Mulheres no Comando e como isso muda o jogo da sua empresa

Por muitos anos, e infelizmente até os dias de hoje, muito se debate sobre as mulheres no mercado de trabalho, suas competências, habilidades, capacidades e resultados. O ambiente corporativo ainda é um espaço de muita luta para as mulheres. Mas, cada vez mais, tem se percebido a necessidade de transformar esses espaços em lugares melhores e mais abertos para as mulheres e isso acontece por diferentes razões, como a igualdade de gênero qe se torna pauta cada vez mais necessária como também o impacto que as mulheres causam nas empresas e as contribuições que dão.

Uma pesquisa de 2019 do IBGE, mostrou que apenas 37,4% dos cargos de gerência existentes no Brasil eram ocupados por mulheres, algumas pesquisas mais atuais mostram que estamos chegando em 42% atualmente. Mas, é importante dizer que os cargos de gerência não se referem a C-Level, por exemplo e quando analisamos os cargos mais altos, esse número cai muito, chegando a menos de 15%, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

Mas, há um dado que eu gosto sempre de lembrar que demonstra que segundo a OIT, de 451 empresas entrevistadas, 70% afirmaram que tiveram de 5 a 15% a mais de lucro ao terem mulheres em cargos de liderança. Essa informação é extremamente valiosa para entendermos que as mulheres, mesmo se dividindo em diversas funções e tarefas, e sendo por vezes subestimadas no mercado de trabalho, são capazes de contribuir de maneira significativa para as empresas.

Aqui, estamos refletindo rapidamente apenas sobre o aumento dos lucros, sem contarmos com a melhora no ambiente de trabalho, a gestão de equipes e potenciais de forma mais assertiva, o melhor controle financeiro e de investimento das empresas e inúmeras outras contribuições que poderíamos listar aqui.

Então, é não apenas possível, mas é assertivo afirmar que “mulheres no comando mudam para melhor o jogo da sua empresa”.

Na luta da mulher para um ambiente de trabalho mais justo, mais possível, mais aberto, é muito importante sabermos que a nossa contribuição é, de fato, real e que podemos impactar positivamente as empresas.

Com isso, é muito bom sabermos que já existem movimentos e ações dentro de algumas empresas com o intuito de aumentar o espaço feminino em todos os cargos e funções, trazendo mais igualdade e oportunidades para dentro das empresas. Essas iniciativas são tão importantes e necessárias para construírmos empresas melhores para todos.

Com mulheres em cargos de liderança e com mulheres trabalhando em todas as funções das empresas, todos ganham. A mulher ganha, a empresa ganha, os outros colaboradores também são beneficiados, as famílias ganham e por consequência, toda a sociedade ganha.

Compartilhe com a gente como é a realidade do seu local de trabalho ou ainda da sua empresa. Existem muitas mulheres ocupando cargos de liderança e outras funções também?

Bruna Thalita

Bruna Thalita

Bruna Thalita tem 27 anos, e tem se descoberto uma mente multipotencial. É advogada, historiadora por formação, empreendedora desde muito nova e escritora por paixão e necessidade.

Posts Relacionados

O amor está no empreendedorismo

Pode parecer estranho falar de amor e empreendedorismo no mesmo contexto, mas, fato é que todo empreendedor é apaixonado por

Pagamento e recebimento do PIS/PASEP

O Programa de Integração Social (PIS) é um abono salarial que busca ajudar profissionais de baixa renda. As empresas privadas

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos

Uma nova vida com Jesus

Se você já acompanha os meus textos, você sabe que eu adoro essa época do ano. Eu acredito fielmente que

A Síndrome da Impostora

Você já sentiu que, não importa quantas conquistas tenha, sempre existe aquela voz interna dizendo que você simplesmente deu sorte?

Quando Deus diz SIM

Sabe aquela história de “quando os humilhados serão exaltados”? Pois bem, esse dia chega. E mais do que isso, chega