Meu filho precisa de Podologia?

Saiba como cuidar. CUIDADO, UNHAS MUITO CURTAS PODEM PREJUDICAR A CRIANÇA. SAIBA COMO CUIDAR.

A gente bem sabe que as unhas dos pequenos precisam ser cortadas para evitar que eles se machuquem, ou machuquem outros bebês e pessoas.

Mas o que passa despercebido é como esse corte de unhas precisa ser feito. Bom, mães e pais, leitores da nossa coluna, existe um jeito certo de fazer este corte. Vamos saber mais?

Por que meu filho não gosta de cortar as unhas?

É muito comum ouvir “corto a unha das crianças bem curtinhas, assim não entra sujeira”.

Tome cuidado! Esse corte de unha além de muito doloroso para a criança, é incorreto.

Quanto mais curtinha a unha, mais próxima do leito ungueal, uma região muito vascularizada. Ou seja, quando a criança vai pegar alguma coisa, a região está muito sensível e ela acaba sentindo dor.

O problema é ainda maior quando esse corte curtinho é feito nos pés.

Na infância, o contato dos pés com o chão é fundamental. Pois, aumenta a superfície de apoio, trabalha o equilíbrio e estabilidade corporal. Ao andar descalço a musculatura dos pés e das pernas são fortalecidas, favorecendo o desenvolvimento do andar, correr e saltar.

Por isso, quando as unhas são cortadas muito curtinhas, há um estímulo do contato delas com os dedos, o que pode gerar a famosa “unha encravada”, além de aumentar as chances de infecções. Lembrando que as unhas curtinhas tornam o contato com superfícies em geral doloroso, ou seja, o processo de desenvoltura do corpo pode ser prejudicado.

Como a Podologia pode ajudar a criança

Procuramos sempre atender as crianças com acolhimento, em um ambiente onde ela se sinta confortável e segura.

Isso é fundamental para que ela esteja calma e os medos do processo sejam amenizados, já que elas costumam vir de um histórico de “quanto mais curtas as unhas, melhor”, o que é muito doloroso.

As unhas então, são cortadas de forma técnica e personalizada, seguindo a anatomia dos dedos: as vezes mais redonda, as vezes mais quadrada, ou apenas com a pontas abauladas.

Em seguida, aplicamos um leve polimento para tratar a descamação. Como as crianças, em geral, tropeçam bastante nesse processo de desenvolvimento, as unhas recebem alguns impactos. E nós contribuímos para que elas fiquem fortes e confortáveis para seus filhos e filhas.

Por fim, orientamos para a criação de um bom hábito que é escovar (com cerdas macias) debaixo das unhas. Isso ajuda a prevenir algumas infecções e proliferações bacterianas.

Sempre queremos o melhor para os nossos filhos e filhas. Se você leu até aqui é porque está em busca de conhecimento para fazer sempre o melhor! Então, sinta-se acolhido. Com essas novas práticas, e o acompanhamento de um bom profissional, o processo de cortar as unhas será mais leve e feliz.

Volto em breve com mais assuntos relevantes para vocês!

Daiana Figueira

Daiana Figueira

Daiana Figueira é empreendedora, apaixonada por aprender e compartilhar conhecimento. Com mais de 10 anos de experiência, é Fundadora da Clínica de Podologia Avançada em Uberlândia. E aqui na coluna, ela falará sobre temas que interligam saúde, história e bem-estar.

Posts Relacionados

Adoção é uma opção?

A adoção é o instituto que tem por objetivo mudar o núcleo familiar de uma criança ou adolescente e possui

Os prejuízos da pobreza menstrual

Geralmente a primeira menstruação ocorre por volta dos 10 a 15 anos de idade, podendo variar de acordo com o

Prazer, Gabrieli Boff

Olá pessoal, é um enorme prazer iniciar minha contribuição com este projeto incrível na Revolution! Me chamo Gabrieli Maria Boff,

Quando Deus diz SIM

Sabe aquela história de “quando os humilhados serão exaltados”? Pois bem, esse dia chega. E mais do que isso, chega