Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães que se descobrem em algum momento o câncer de mama. E não podemos deixar de falar sobre alguns pontos muito importantes em questão.
A maternidade é um momento bastante propício para promover a educação sobre a saúde da mulher. Muitas maternidades inclusive, realizam palestras e campanhas de informação sobre a importância do autoexame e da mamografia. É necessário que hoje, todas as mulheres se conheça melhor, e se toque para ver se está tudo bem com seu próprio corpo.
E temos que pensar que, muitas mães que enfrentam o câncer de mama podem se sentir isoladas. Com isso, além de seu parceiro e sua própria família cuidarem delas, e do seu emocional, podemos lembrar que existem grupos de apoio e iniciativas de acolhimento, os quais são fundamentais para oferecer um suporte emocional ideal para cada caso, pois o câncer de mama não afeta apenas a mulher, mas toda a família. E esses mesmos grupos, podem oferecer recursos e orientações para ajudar as famílias a lidarem com essa situação.
Hoje, muitas mulheres tomam a decisão de cuidar do seu lar, ao invés de sair para trabalhar. E com isso, muitas mães que estão muito ocupadas com a rotina da casa, marido e filhos, muitas vezes se esquecem de si e não lembram de ir ao médico, fazer exames regularmente para saber sobre qualquer tipo de “problema”. Então, devemos nos conscientizar e lembrar que a descoberta precoce desse diagnóstico, pode ter um tratamento mais brando.
Pra finalizar, pensando em alcançar muitas mamães por ai, compartilhar experiências de mães que venceram o câncer de mama pode inspirar outras e ajudar na conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde. Isso fortalece a rede de apoio entre mulheres e famílias, promovendo um ambiente mais solidário e consciente durante o Outubro Rosa.