A autonomia é uma habilidade essencial no desenvolvimento da criança, mesmo que, muitas vezes, ela não seja estimulada da forma correta.
A palavra autonomia vem do grego “autonomía“, significando ter o direito de se guiar seguindo as suas próprias leis. No dicionário, autonomia é sinônimo de: independência, liberdade, autogoverno, autossuficiência, emancipação.
E como podemos estimular essa habilidade na vida da criança e qual a sua importância?
Educar os filhos não é uma tarefa fácil. Esse tema, gera muita divergência entre os pais e o ensinamento da autonomia pode diferir para cada um. Tem pais que preferem ajudar os filhos a realizar todas as tarefas e estarem disponíveis sempre que possível. E existem aqueles que procuram ensinar a independência desde cedo.
Se nos basearmos na definição de que autonomia é uma habilidade de se governar de acordo com seus próprios ideais e princípios, a criança autônoma é aquela que, dentro dos seus limites, recebe responsabilidade e consciência de seus atos.
Estudos demonstraram que a criança autônoma tende a ter: boa memória, raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas, senso de responsabilidade e melhor manejo diante de quadros adversos.
Criar uma criança com certa independência desde a infância tem seus benefícios no preparo desse adulto para o futuro. Não e sempre que os pais, ou cuidadores, estarão por perto, portanto, saber a conduta a se tomar frente às situações é de grande valia.
O processo da construção dessa autonomia deve ser cuidadoso e com paciência, respeitando os limites de cada idade e sempre com a segurança da criança em primeiro lugar.
O primeiro passo é respeitar o desenvolvimento neurológico do seu filho, que pode diferir entre as crianças. Não sobrecarregue seu filho ou tente fazer com que ele execute tarefas que não está preparado.
Envolva as crianças nos afazeres da casa, guardando os brinquedos, ajudando a lavar as frutas, e com a idade avançando, compartilhando tarefas. Isto, além de ensinar autonomia estimula o senso de responsabilidade.
Lembre-se de explicar para a criança a importância de cada tarefa, cada atividade, pois, muitos pais pensam que elas não conseguem fazer essa compreensão, mas com o tempo, ela entende o significado e as consequências ao se fazer, ou não, o que lhe foi ensinado.
O ambiente deve ser seguro e confortável para a criança, pois só assim, ela sentirá o acolhimento necessário para tentar, mesmo que aconteçam falhas. Brincadeiras com seu filho são uma ótima forma de estimular a criatividade.
É muito importante sermos pais que olham para todas as áreas de estimulo da vida de nossos filhos. Dessa forma, criamos crianças seguras e preparadas para lidar melhor com as situações que enfrentarão na vida, decidindo por si mesmas e sabendo expor as suas opiniões.