Existe relação entre alimentação e acne?

A acne vulgar acomete muitos pacientes, impactando diretamente a sua autoestima. Ela ocorre em diversas idades e em ambos os sexos. Devemos lembrar que a acne é uma condição multifatorial, que envolve genética, hormônios, fatores psicológicos e alimentação.  

Para que a acne seja formada, existem algumas fases, havendo o aumento na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, obstrução dos folículos sebáceos, colonização do folículo e inflamação. É aqui que atuam as medicações, para evitar as lesões que se desencadeiam. A acne é classificada em graus e pode deixar cicatrizes.

Quando falamos de nutrição, uma alimentação com muita gordura saturada, alimentos industrializados e ultraprocessados, consumo de açúcar, por serem inflamatórios, podem interferir no quadro, o que gera maior produção de sebo, que dá origem a acne. Para nutrirmos a pele, em primeiro lugar devemos lembrar da hidratação que é essencial, e optar por alimentos integrais e naturais. O consumo de alimentos fonte de vitamina A e C, antioxidantes e zinco deve estar presente.

Alguns pacientes relatam influencia do leite na acne, e isso ocorre devido aos precursores andrógenos presentes no leite, que podem agravar a condição. Esse fator deve ser discorrido com nutricionista em consulta.

Para incluirmos na alimentação, consuma peixes, frutas vermelhas e grãos integrais. Um plano nutricional direcionado aos cuidados da pele inclui uma alimentação antiinflamatória, e cuidados com a microbiota intestinal. O cuidado com o colágeno e a elastina é priorizado, e, além do dermatologista, o nutricionista deve acompanhar esse processo de forma multidisciplinar.

Luisa Chioato

Luisa Chioato

Posts Relacionados

Valores na infância

As crianças aprendem muitas coisas observando os pais e reproduzem como espelhos. Para transmitirmos valores, temos que compreender onde somos

Mulher, viaje sozinha sim!

Quem nunca quis fazer uma viagem e não encontrou uma companhia? Seja pela pessoa não poder por questões financeiras, ou

Día de Los Muertos no México

Quando se fala em outubro, as pessoas já lembram do Halloween, celebrado oficialmente na data de 31 de outubro. Ao

Ano Novo e um Maternar Leve

Muito se fala sobre o ano novo: promessas, esperanças, se devemos comemorar ou não, e a pensamento de renovação que

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos