É possível manter uma alimentação equilibrada mesmo com a rotina corrida?

Sabemos que muitas mulheres possuem jornadas duplas ou até triplas, equilibrando afazeres do trabalho, de casa e do cuidado com os filhos. No entanto, é necessário refletir onde fica o nosso próprio autocuidado, tanto físico quanto mental. Para conseguirmos dar o nosso melhor, não podemos esquecer como a alimentação e a nutrição desempenham um papel importante no nosso desempenho. Portanto, esse cuidado deve ser um compromisso inegociável conosco.


Para manter o equilíbrio durante a rotina, algumas ações são essenciais, como a organização da rotina. A verdade é que o ambiente que nos cerca faz toda a diferença no nosso comportamento e atitudes. Nosso cérebro, por si só, gosta de organização. Pense no seu ambiente de trabalho, na sua mesa: você trabalha melhor em um ambiente limpo e organizado ou em um bagunçado? Tenho certeza de que você escolheu a primeira opção. Não deixe para pensar sobre sua alimentação em situações como uma sexta-feira à noite pós-trabalho, e isso é apenas uma das situações que posso listar.


É preciso escolher nossas batalhas e ponderar o que realmente faz sentido para você. Se comer bem faz parte das suas metas, a melhor alternativa é dedicar um tempo livre da sua semana para organizar e planejar a sua alimentação. Você estará preparando o seu ambiente para que seguir um planejamento alimentar se torne cada vez mais fácil e prático.


Aqui estão algumas sugestões valiosas para a organização da sua rotina alimentar:

  1. Monte sua lista de compras: Dê preferência para alimentos naturais ou minimamente processados, como frutas, verduras, queijos brancos, iogurtes naturais, ovos, arroz, feijão, carnes magras, geleia 100% fruta e temperos naturais.
  2. Deixe os alimentos pré-preparados: Frutas picadas, folhas e vegetais higienizados, frango desfiado, patês, carnes temperadas, marmitinhas e caldos congelados. Esses alimentos vão ajudar muito em momentos corridos. E se você deseja ainda mais praticidade, alguns supermercados oferecem folhas já higienizadas, frutas picadas, frango desfiado congelado e vegetais já higienizados e picados.
  3. Separe ideias para suas refeições: Isso facilita que você faça boas escolhas. Tente identificar em quais refeições você tem mais dificuldade e faça um cardápio simples para a sua semana. Inclua opções práticas como sanduíches naturais, omeletes recheados, Rap10 com carnes e vegetais, iogurte com whey e frutas. Use sua criatividade.
  4. Tenha uma rede de apoio: Compartilhe com seus familiares a responsabilidade do preparo das refeições. Dê à alimentação o tempo e a atenção que ela precisa na sua vida. Reavalie como você tem usado o seu tempo e identifique quais atividades poderiam ceder espaço para a organização da rotina alimentar.
  5. Observe como suas emoções impactam seu comportamento alimentar: Como você tem se relacionado com a comida? A comida é uma recompensa ou a única fonte de prazer na sua vida? Um nutricionista pode te ajudar nesta e em muitas outras questões para você desenvolver uma boa relação com a comida e o corpo.
    Mudar hábitos alimentares leva tempo, dedicação, constância e boas doses de recomeço! Mas com a prática, fica cada vez mais fácil!
Lorena Cristina

Lorena Cristina

Nutricionista clínica e comportamental, desenvolvendo uma abordagem acolhedora e prática para uma alimentação saudável e sustentável. Acredito no autoconhecimento como o caminho para o emagrecimento duradouro e saudável.

Posts Relacionados

Coragem para correr riscos

A gente sabe que o empreendedor é um ser meio maluco, né? Difícil de definir a cabeça dessa pessoa, fala

Será que tenho Pés de Charcot?

Conheça a neuropatia diabética que afeta os pés e chega de forma silenciosa.  Olá, queridas leitoras! Sabia que os pés

Maternidade e saúde mental

A influência materna no desenvolvimento dos filhos, de acordo com o psicanalista  Winnicott, é algo notório e de grande relevância.

Meu Futuro Amor

Nesse momento você para mim é desconhecido, é como mais um estranho no meio da multidão, enquanto vou caminhando entre

O que é qualidade de vida

A qualidade de vida é um conceito multidimensional que compreende um conjunto de condições que contribuem para o bem-estar. Sendo