De Empreendedora à Empresária

Você sabe qual é a diferença entre uma empreendedora e uma empresária?

Muitas pessoas acham que é a mesma coisa, que é apenas uma variação para falar sobre a mesma coisa. Mas, não é.

A lógica  é mais ou menos assim: nem toda empreendedora é uma empresária, mas toda empresária deveria ser uma empreendedora (infelizmente, essa máxima não é sempre uma realidade).

Vamos lá, vou te explicar cada um dos conceitos. De forma simples e descomplicada, uma empresária é a pessoa que tem uma empresa, é a profissão dela, já a empreendedora é uma pessoa que tem uma postura, um comportamento diferente, está relacionado com a forma de ver o mundo, a empreendedora tem uma visão de inovação, de gerar oportunidades, de resolver os problemas de formas diferentes.

Por isso, é tão importante que toda empresária seja também uma empreendedora, porque só assim será capaz de criar uma empresa inovadora, que sai dos problemas de um jeito diferente e gera oportunidades não esperadas. Só uma empresária empreendedora consegue fazer algo inovador no seu nicho e ser resiliente quando as coisas não dão muito certo.

Mas, também fica claro que nem toda empreendedora é ou quer ser uma empresária, porque como empreender está mais ligado à sua forma de ver o mundo, isso significa que você pode empreender em qualquer lugar que estiver. E acredite, esse será um grande diferencial porque você  trará inovação para o lugar que está, poderá gerar coisas novas no seu setor, na sua função e ajudar a empresa na qual está a resolver seus problemas de uma forma que ela não fazia.

Pensa comigo: você quer ser uma empresária? Talvez sua resposta seja não, e tudo bem. Agora, pense no lugar em que você está e como é possível empreender ali mesmo.

Algumas pessoas não querem ter que lidar com funcionários, burocracia, contabilidade, fiscalização, pensar em toda a gestão de uma empresa, se preocupar com as contas de água, energia, aluguel da empresa. Mas, a boa notícia é que existem muitos empreendedores que não são empresários e desenvolvem um trabalho fantástico no lugar que estão.

Eu digo que toda pessoa deveria ser um empreendedor, que seja empreendedor de si mesmo, porque assim você sempre encontrará um jeito de fazer diferente, de fazer melhor, de criar e a sua motivação, mesmo quando não estiver lá em cima, será executada pela sua disciplina.

De fato, ser empresária não é pra todo mundo, e isso não torna ninguém melhor ou pior, mas, todas nós deveríamos ser boas empresárias de nós mesmas.

Seja uma empreendedora onde você estiver e ainda mais, comece a empreender em você. Faça cursos que abram a sua mente, leia livros diferentes, assista documentários, podcasts, filmes e séries que te tirem da sua zona de conforto e de conhecimento, aprenda um hobby novo. Inove em você.

Agora, se você quer ser uma empresária, também trabalhe a sua mente e as suas habilidades para que você não seja apenas uma empresária, mas sim para que você se torne uma empresária empreendedora. Dessa forma, você conseguirá inovar no seu nicho e trazer oportunidades nunca vistas antes.

Essas habilidades podem e devem ser desenvolvidas. Se você acha que não é uma empreendedora em si, busque conhecimento sobre isso e aperfeiçoe em você. E se você quiser ser também uma empresária, pode desenvolver as habilidades necessárias para criar um negócio de sucesso.

Eu quero te ver sendo uma grande empreendedora!

Eu acredito em você!

Bruna Thalita

Bruna Thalita

Bruna Thalita tem 27 anos, e tem se descoberto uma mente multipotencial. É advogada, historiadora por formação, empreendedora desde muito nova e escritora por paixão e necessidade.

Posts Relacionados

MULHER

MULHER devia ser adjetivo, elogio, uma forma de dizer ao outro como o admiramos: você é tão mulher, você faz

Vamos começar pelo começo?

As manchetes políticas diárias, em sua grande maioria, tratam de algum ponto envolvendo algum dos nossos poderes. Desde os atos

Ano Novo, Empresa Nova

Eu sei que é meio clichê, mas eu sou daquelas que não consegue deixar de olhar para o Ano Novo

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos