Confira as 4 doenças mais comuns nos pés

A falta de uma boa higiene pessoal traz diversas complicações na saúde. Conheça as quatro doenças mais comuns nos pés e unhas causadas por falha nos cuidados individuais e compartilhamento de materiais (alicates, lixas etc.) contaminados.

Olá, queridas leitoras, que bom estar em mais uma edição.

Fala-se muito sobre tratamento e medicação, mas o melhor para nossa saúde é a prevenção.

Por isso, hoje vou apresentar as podopatias mais recorrentes que são simples de serem prevenidas e resolvidas por meio de boas práticas de higiene pessoal.

As 4 doenças mais comuns:

  1. Pé de Atleta – O intertrigo ou pé de atleta afeta homens e mulheres. Ele ocorre devido ao uso prolongado de calçados fechados ou a permanência dos pés úmidos em meias e sapatos.
  2. Fungos Ungueais – Uma infecção por fungos. Em 80% dos casos as unhas são afetadas em ambos os hálux (dedão). Também ocorrem pelo uso recorrente de sapatos fechados e apertados, meias mal higienizadas, contato com material contaminado (palitos de unhas, esmaltes, lixas e outros). Podem chegar a descolar a placa ungueal (a unha).
  3. Paroníquia – Conhecida também como Candida Albicans, trata-se de uma infecção do tecido ao redor da unha (cutículas). É comum o aumento de casos durante o inverno, pelo uso de sapatos guardados e pela queda de imunidade da população.
  4. Bromidrose – O famoso chulé. Ele é causado pelas glândulas sudoríparas e aceleram a proliferação de bactérias quando encontram um ambiente propício. A má higienização de sapatos, meias e pés incentivam esta proliferação, causando mau cheiro.

Como posso me prevenir?

Hoje, na clínica de Podologia Avançada, podemos observar que a maioria dos casos acontecem por dois fatores principais: a falta de higienização correta e compartilhamento de instrumentos e cosméticos infectados.

A maioria das pessoas subestima os cuidados preventivos. Por isso, tente seguir pelo menos dois dos itens que listaremos a seguir:

  • Use meias de algodão. Elas reduzem as chances do suor nos pés.
  • Mantenha o corte das unhas corretos.
  • Lembre-se de secar bem entre os dedos.
  • Lave as meias com um bactericida (como Lysoform líquido). Dê preferência para secagem na sombra.
  • Use spray bactericida nos calçados e aguarde 12 horas para calçá-los novamente. Se possível, alterne os sapatos.
  • Quando manipular produtos de limpeza, use luvas.
  • Invista em hidratantes específicos para os pés, mãos e unhas.

A dica de ouro vai para o escalda pés! Além de proporcionar um momento relaxante no final do dia, promove estabilização do pH da pele e ajuda a combater fungos e bactérias.

Receita de escalda pé:

  • Separe uma bacia que caibam seus pés confortavelmente
  • Use água filtrada morna (suficiente para cobrir seus pés até os tornozelos)
  • Adicione meio copo de vinagre
  • Coloque uma colher de sopa caprichada de bicarbonato de sódio

Misture bem e deixe os pés de molho por até 15 minutos. Você pode repetir isso uma ou três vezes por semana.

Para o tratamento de todas as podopatias, a Podologia é uma excelente aliada. Às vezes, a rotina nos faz deixar de lado o autocuidado e as extremidades do corpo, nossos pés e mãos, trazem esse reflexo. Por isso, tenha uma clínica de confiança para reforçar o seu cuidado pessoal e garantir a saúde dos seus pés e mãos.

Até breve.

Com carinho,

Daiana Figueira

Daiana Figueira

Daiana Figueira

Daiana Figueira é empreendedora, apaixonada por aprender e compartilhar conhecimento. Com mais de 10 anos de experiência, é Fundadora da Clínica de Podologia Avançada em Uberlândia. E aqui na coluna, ela falará sobre temas que interligam saúde, história e bem-estar.

Posts Relacionados

Você sabe o que é Brownie?

O brownie é uma espécie de bolo de chocolate que não cresce, podendo ganhar diversos complementos. Nasceu nos Estados Unidos,

ENCONTRANDO DEUS NO MECANISMO DA VIDA

Na correria do dia a dia, é fácil se perder nos compromissos e responsabilidades, esquecendo-se de perceber a presença de

Bariátrica: suas unhas de volta!

A cirurgia bariátrica pode provocar déficits nutricionais e dentre os sintomas mais comuns estão as unhas quebradiças. Olá, leitoras maravilhosas!

Meu filho é desatento, pode ser TDAH?

Já ouviu falar sobre o TDAH? Apesar de muitofalado, existem ainda muitas dúvidas sobre causas, sintomas, tipos e tratamento.      

ENCONTRANDO DEUS NO MECANISMO DA VIDA

Na correria do dia a dia, é fácil se perder nos compromissos e responsabilidades, esquecendo-se de perceber a presença de

DEIXA DE BESTEIRA

Deixa de besteira, pega logo esse celular e manda aquela mensagem que você tanto quer. Não precisa ficar enrolando horas