A confeitaria francesa, conhecida também como “pâtisseries”, é uma das mais queridas pela população mundial e não é segredo pra ninguém. Além de ser deliciosa, os franceses tem um cuidado todo especial de deixar seus doces lindos e ainda mais apetitosos.
A culinária da França no geral é um grande exemplo de gastronomia para o mundo, por portar uma grande variedade de pratos, incluindo queijos, carnes, vinhos e principalmente os doces que é o nosso destaque hoje.
Tenho certeza que você já ouviu falar ou já comeu alguns MACARONS por aí. Sem sombra de dúvidas, quando se visita a França, não pode deixar de comer esse ícone francês. Nada mais é do que duas camadas de biscoitos à base de farinha de amêndoas com recheio entre eles. Os sabores são infinitos, podendo conter muitas variedades de cores e sabores.
A maior característica de um bom macaron, é que ele fique sequinho por fora, formando uma casquinha, e úmido por dentro para ter aquele contraste de textura maravilhoso em seu paladar, é uma experiência incrível.
A ÉCLAIR, conhecido pelo seu formato comprido, também é um ícone da confeitaria francesa, pessoalmente falando, é um dos meus doces franceses preferidos. Feito de massa “choux”, a base de farinha de trigo, manteiga, ovos e água, é recheada com recheios cremosos e saborosos, geralmente não muito doces, e finalizados com chocolate por cima para dar um toque mais especial (ou qualquer outra cobertura).
A sensação de comer uma éclair é absolutamente única. Sabe quando mordemos algo e ele estoura em nossa boca? É mais ou menos isso. A massa choux por ser firme e crocante, e o recheio bem cremoso, a mistura de texturas e sabores no paladar deixa essa experiência ainda melhor.
Aqui no Brasil conhecemos a “bomba” e a “Carolina”, que inclusive são bem tradicionais por aqui, que também são feitas de massa choux, e foram inspiradas na éclair francesa original.
Por último, mas não menos importante, apresento a vocês o OPÉRA, diz-se “operrá” ou “Bolo ópera”. Nada mais é do que um bolo muito delicado e maravilhoso, composto por finas camadas de massa de baunilha, chocolate e creme com toque de café.
É uma sobremesa muito comum em toda a França, e você a encontra em várias e qualquer “boulangeries”, ou melhor, padarias.
Servida gelada no meio da tarde com um cafezinho, não tem experiência mais francesa do que essa.
Quando tiver oportunidade de ir à França não deixe de saborear os doces mais famosos que existem por lá. Claro que aqui eu citei apenas 3, mas a confeitaria francesa é muito extensa com inúmeros doces e sobremesas incríveis. Vale a pena passar por essa experiência.
E aí? Você já conhecia algum desses? Já teve a oportunidade de experimentar?
Me conte aqui qual o seu preferido.