Como saber que meu cão está doente?

Os cães não possuem a mesma forma de comunicação que nós, por conta disso pode ocorrer um anseio por parte dos tutores em entender o que está acontecendo.

Os questionamentos mais comuns são:

– Meu cão está doente? Tem algum tipo de dor? Ele pode estar triste?

Os cães podem sim sentir dor, nessas situações alguns comportamentos podem ser identificados. Por exemplo: isolamento, evitar brincadeiras, parar de comer ou diminuir a ingestão de alimentos, em casos de dor aguda podem inclusive ficar agressivos, especialmente se a área dolorosa for tocada.

Em casos de doenças outros sinais podem aparecer, vômitos, diarreia, tosse, cansaço e até mesmo presença de sangue na urina. Ficar prostrado, sem energia para realizar as atividades cotidianas como comer e brincar, pode ser um sinal de doença.

Todas as pontuações feitas acima já são suficientes para desconfiar de problemas de saúde do seu cão. As possibilidades são inúmeras, eles têm inclusive várias doenças em comum com o ser humano. Artrites, diabetes, intoxicações, câncer, infecções entre tantas outras.

 Em qualquer um desses sinais é necessário procurar atendimento veterinário para examinar seu cão e  orientar sobre a  melhor opção de tratamento. Melhor ainda se esse cãozinho passar por check ups periódicos. Dessa maneira é possível identificar e tratar os problemas de saúde sem o animal ficar tão debilitado. Prevenir é sempre o melhor caminho!

Camila Neves

Camila Neves

Camila Neves Martins Costa, 31 anos, Mineira. Médica Veterinária atuante na clínica médica de cães e gatos. Mestre em Ciências Veterinárias pela UFU, sócia da Clinipet- Clínica Veterinária. A cada dia entendo mais sobre animais e pessoas.

Posts Relacionados

Maternidade e saúde mental

A influência materna no desenvolvimento dos filhos, de acordo com o psicanalista  Winnicott, é algo notório e de grande relevância.

Férias

Sempre que ela se aproxima a maioria das pessoas se movimentam para fazer coisas que geralmente não fazem para aproveitar

Emoções na idade pré-escolar

Você já se perguntou sobre a evolução das emoções dos seus filhos? Nesta edição, preparei um resumo para vocês. Por

Maternidade na era digital

A maternidade sempre foi uma jornada desafiadora e transformadora, mas na era digital, ela ganhou novas dimensões. As redes sociais,