Os cães não possuem a mesma forma de comunicação que nós, por conta disso pode ocorrer um anseio por parte dos tutores em entender o que está acontecendo.
Os questionamentos mais comuns são:
– Meu cão está doente? Tem algum tipo de dor? Ele pode estar triste?
Os cães podem sim sentir dor, nessas situações alguns comportamentos podem ser identificados. Por exemplo: isolamento, evitar brincadeiras, parar de comer ou diminuir a ingestão de alimentos, em casos de dor aguda podem inclusive ficar agressivos, especialmente se a área dolorosa for tocada.
Em casos de doenças outros sinais podem aparecer, vômitos, diarreia, tosse, cansaço e até mesmo presença de sangue na urina. Ficar prostrado, sem energia para realizar as atividades cotidianas como comer e brincar, pode ser um sinal de doença.
Todas as pontuações feitas acima já são suficientes para desconfiar de problemas de saúde do seu cão. As possibilidades são inúmeras, eles têm inclusive várias doenças em comum com o ser humano. Artrites, diabetes, intoxicações, câncer, infecções entre tantas outras.
Em qualquer um desses sinais é necessário procurar atendimento veterinário para examinar seu cão e orientar sobre a melhor opção de tratamento. Melhor ainda se esse cãozinho passar por check ups periódicos. Dessa maneira é possível identificar e tratar os problemas de saúde sem o animal ficar tão debilitado. Prevenir é sempre o melhor caminho!