Todo empreendedor sabe como é bom e importante termos picos de venda nos nossos negócios, nos ajuda a dar um up, a aumentar o fluxo de caixa, permite alguns investimentos e ainda nos dá a possibilidade de fazer e testar coisas novas nas empresas. Mas, nós também sabemos como é importante termos boas entradas mensais, afinal, os picos não acontecem toda hora, senão não seriam picos.
Mas, o mais importante sobre os picos de venda é a possibilidade de conquistar mais e novos clientes, além de fidelizar os que já estão com você. Então, a melhor coisa que podemos fazer é desenvolver uma estratégia que, ao mesmo tempo atraia novos clientes, faça com que eles continuem com você após o pico, e que também honre os clientes que já compram com você de forma que eles continuem comprando.
Eu vou te dar um exemplo do que eu fiz em algumas das minhas empresas e isso vai te ajudar a pensar em como você pode aplicar na sua empresa.
Durante a Black Friday eu fiz duas promoções ao mesmo tempo, uma que acontecia somente na lista secreta dos clientes que recebem conteúdos semanalmente no WhatsApp e outra que aconteceu nas redes sociais abertas para novos clientes. A promoção era quase o dobro da % para quem estivesse na nossa lista secreta do WhatsApp. Isso fazia com que duas coisas acontecessem ao mesmo tempo: primeiro, os clientes que já compram de mim se sentiam honrados por saber que o desconto deles era maior (e sim, a gente informou sobre isso e mostrou claramente os preços, aqui não tem enganação), e a segunda coisa é que quem ainda não estava na nossa lista secreta, teve vontade de estar lá, ou seja, ao mesmo tempo que transformei leads em clientes eu já os fidelizei para que continuem comprando de mim o ano inteiro porque receberão descontos, novidades e muito mais, direto no WhatsApp deles fazendo com que a segunda compra seja muito mais rápida e fácil do que a primeira.
Com isso, esses clientes não compram e não comprarão de mim apenas em picos de venda, mas sim todos os meses, e arrisco dizer que muitos deles comprarão toda semana.
E ainda, aqueles que não desejavam estar na lista secreta ainda poderiam continuar sendo meus clientes e se sentindo queridos pela marca, vez que oferecíamos bons descontos para eles também.
Enquanto empreendedora, você não deve pensar apenas em vender uma única vez, simplesmente porque empresa nenhuma sobrevive de vendas únicas, além disso, a primeira compra é sempre mais difícil do que a segunda (considerando que a experiência tenha sido boa), além disso, precisa conseguir ter uma visão de longo prazo na hora da construção das suas estratégias, assim, você não gasta energias que não serão aproveitadas e bem aplicadas.
Esses momentos de picos de venda são ótimos para a empresa, mas demandam muita entrega, energia, comprometimento, tempo e tudo mais, então não os utilize apenas para um único momento, pense em formas de manter e fidelizar o cliente e transformá-lo em alguém que sempre compra e sempre quer comprar de você, assim você não apenas terá bons picos de venda, como também aumentará o seu ticket como um todo. E quem não quer aumentar o ticket médio da sua empresa, não é mesmo?
Seja na Black Friday, seja em um momento comemorativo, seja em alguma data importante para o seu negócio, crie estratégias que te farão vender cada vez mais e no médio e longo prazo e não apenas no curto ou curtíssimo prazo.
Conquiste novos clientes, honre os que já são clientes e fidelize todos eles! Sucesso e boas vendas!