Você já se perguntou sobre a evolução das emoções dos seus filhos?
Nesta edição, preparei um resumo para vocês.
Por volta dos 3-4 anos, a criança provavelmente:
• Utiliza palavras para descrever sentimentos básicos como tristeza, felicidade, raiva e excitação;
• Aprende a empatia e entende que ela deve pedir desculpas quando faz algo errado – mesmo que, muitas vezes, você precise lembrá-la;
• Aprende a generosidade e demonstra entender a ideia de compartilhar – mas ela não irá compartilhar o tempo todo.
Aos 4-5 anos, a criança provavelmente:
•Utiliza palavras para descrever sentimentos mais complexos como: frustração, aborrecimento e constrangimento;
• Omite a verdade sobre algo que ela se sente culpada, envergonhada ou assustada;
• Progresso no autocontrole de emoções fortes como: raiva, frustração e decepção, e tem menos acessos de raiva.
A partir dos 5 anos:
• A criança já consegue fazer uso de palavras para descrever sentimentos complexos como culpa e ciúme.
Existem diferenças nos comportamentos normais quando avaliamos o domínio social em crianças pré-escolares. Algumas fazem amigos com facilidade, enquanto outras demoram algum tempo para observar o que acontece antes de se abrir para o grupo.
A socialização tem papel fundamental no desenvolvimento na idade pré-escolar. Conforme a criança brinca com outras pessoas ela desenvolve habilidades como dividir, compartilhar, cooperar, ouvir os outros e aprender a lidar com divergências e conflitos.
Uma habilidade essencial fortalecida nessa fase é a auto regulação, que significa a capacidade de compreender e administrar seu comportamento e suas reações aos sentimentos e ao que acontece ao seu redor, incluindo a capacidade de:
• regular as reações às emoções, como frustração ou excitação;
• acalmar-se depois de algo com forte impacto emocional ou perturbador;
• focar em uma tarefa;
• redirecionar a atenção para uma nova tarefa;
• controlar impulsos;
• aprender comportamentos que o ajudem a se dar bem com outras pessoas.