A acne vulgar acomete muitos pacientes, impactando diretamente a sua autoestima. Ela ocorre em diversas idades e em ambos os sexos. Devemos lembrar que a acne é uma condição multifatorial, que envolve genética, hormônios, fatores psicológicos e alimentação.
Para que a acne seja formada, existem algumas fases, havendo o aumento na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, obstrução dos folículos sebáceos, colonização do folículo e inflamação. É aqui que atuam as medicações, para evitar as lesões que se desencadeiam. A acne é classificada em graus e pode deixar cicatrizes.
Quando falamos de nutrição, uma alimentação com muita gordura saturada, alimentos industrializados e ultraprocessados, consumo de açúcar, por serem inflamatórios, podem interferir no quadro, o que gera maior produção de sebo, que dá origem a acne. Para nutrirmos a pele, em primeiro lugar devemos lembrar da hidratação que é essencial, e optar por alimentos integrais e naturais. O consumo de alimentos fonte de vitamina A e C, antioxidantes e zinco deve estar presente.
Alguns pacientes relatam influencia do leite na acne, e isso ocorre devido aos precursores andrógenos presentes no leite, que podem agravar a condição. Esse fator deve ser discorrido com nutricionista em consulta.
Para incluirmos na alimentação, consuma peixes, frutas vermelhas e grãos integrais. Um plano nutricional direcionado aos cuidados da pele inclui uma alimentação antiinflamatória, e cuidados com a microbiota intestinal. O cuidado com o colágeno e a elastina é priorizado, e, além do dermatologista, o nutricionista deve acompanhar esse processo de forma multidisciplinar.