O dia das crianças é uma data celebrada em várias partes do mundo, um dia do ano que cada país determinou de acordo com a história e seus significados, para que seus pequenos fossem homenageados.
Como todos sabem, no Brasil é comemorado na data de 12 de outubro. Há várias histórias sobre as origens do porquê ser essa data.
Uma das versões diz que dia 12 de outubro foi a data em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas, e ele batizou o continente de “continente das crianças”, pois as terras além-mar foram descobertas bem depois.
Uma outra versão conta sobre o 3º Congresso Sul-Americano da Criança que ocorria no Brasil em 1923, no qual o Rio de Janeiro foi sede. Um evento no qual reunia estudiosos de infância e políticos de vários países. Um deputado federal na época, aproveitando da atmosfera reflexiva que o congresso deixava no país pela comoção provocada pelo tema, propôs uma lei instituindo em 12 de outubro, o Dia Nacional das Crianças.
E qual é a data de celebração em outros países?
A grande parte dos países comemora o Dia das Crianças em 1º de junho ou na data de 20 de novembro.
A data de 1º de junho é conhecida como Dia Internacional da Criança, que foi proclamado na década de 20 em Genebra, durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança. Entretanto, a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou em 1959, a Declaração Universal do Direito das Crianças em 20 de novembro.
Como outros países comemoram esta data tão querida para todas as crianças?
AUSTRÁLIA
Assim como no Brasil, a Austrália celebra essa data em outubro em uma quarta-feira. Eles organizam uma semana toda dedicada a criança, com um tema diferente todos os anos, com a principal missão de fazer com que as crianças possam aproveitar desse momento de infância em sua plenitude.
ARGENTINA
Argentina comemora no segundo domingo de agosto.
CANADÁ
No Canadá, é dia 20 de Novembro, pois também é a data da Declaração Universal dos Direitos da Criança, estipulada pela ONU.
CUBA
Cuba comemora o dia das crianças no terceiro domingo de julho.
EGITO
Em conformidade com a data em que a ONU celebra o Dia das Crianças, o Egito celebra em 20 de novembro, geralmente em clima de alegria e muita festa.
ESTADOS UNIDOS
Nos Estados Unidos o Dia das Crianças é comemorado no primeiro domingo de junho, podendo a data variar de Estado para Estado em nível nacional.
ÍNDIA
A data escolhida na índia é de 14 de novembro, uma homenagem ao aniversário de PanditJawaharlalNehru, primeiro-ministro que dizia preferir crianças a adultos.
JAPÃO
Diferentemente dos outros países, há o Dia dos Meninos e o Dia das Meninas. No dia 5 de maio é comemorado o Dia das Crianças (Kodomo no hi) no Japão. A data remonta ao período Nara, quando a data era chamada de “Tango no Sekku” (Dia dos Meninos) para celebrar a perseverança e força dos meninos. No período pós-guerra, com a nova Constituição de 1948, a data foi renomeada para “Kodomo no hi” para incluir também as meninas e demonstrar gratidão às mães. Porém, simbolicamente, a data continua sendo uma comemoração aos meninos, enquanto as meninas conseguiram uma outra data especial celebrada no dia 3 de março (chamado de Hinamatsuri).
MÉXICO
30 de abril é a data celebrada pelos mexicanos. As escolas tendem a fazer festinhas substituindo as aulas por jogos e canções e famílias inteiras se reúnem.
NORUEGA
Na Noruega, o dia 17 de maio, além de ser o Dia das Crianças, é também Dia da Noruega, um feriado nacional. As crianças são muito valorizadas como sendo uma esperança de um futuro melhor. Nessa data são realizados diversos desfiles.
PARAGUAI
O Dia das Crianças é tristemente lembrado no dia 16 de agosto, feriado nacional. Uma data escolhida por ter sido o dia em que soldados brasileiros massacraram um exército paraguaio, formado por crianças guaranis de 6 a 15 anos, na Guerra do Paraguai.
TAILÂNDIA
Na Tailândia, o Dia das Crianças é comemorado no segundo sábado de janeiro e o primeiro-ministro celebra a data com um tema específico todos os anos.
TURQUIA
O Dia das Crianças é comemorado em 23 de abril, junto com o Dia da Soberania Nacional. Nesta data, o governo organiza um grande festival, onde os estudantes saem às ruas marchando e tocando instrumentos, realizando apresentações culturais. Neste dia, todas as crianças vão à capital Ancara e assumem o lugar dos membros da Grande Assembleia Nacional, “governando” o país por um dia, e há discussões sobre políticas públicas para crianças e adolescentes.
Apesar das datas serem diferentes, é muito interessante vermos como cada país olha para as suas crianças e como comemoram o dia de forma especial e cultural.
E você, o que acha dessa data? Tem comemorado por aí?