Fevereiro chegou, e nesse mês no Brasil já sabemos que ocorre um dos períodos mais aguardados do ano: o Carnaval. Fato é que, ultimamente, temos testemunhado uma onda de conteúdos “carnavalescos” durante o ano todo em algumas redes sociais, especialmente no TikTok.
“Trends” de dancinhas são viralizadas constantemente, e de fato se trata de um tipo de conteúdo que tem ganhado cada vez mais espaço. Os “TikTokers” conquistaram seu lugar ao Sol e estão surfando a onda do momento. Mas a pergunta que fica é: quem não é adepto às dancinhas e não se sente confortável em reproduzir esse tipo de conteúdo, está ficando para trás ou ainda tem seu espaço?
Eu particularmente nunca fui fã das comemorações mais comuns de Carnaval. Grandes aglomerações não me atraem, muito menos a fugacidade com que relações são estabelecidas nas festas de Carnaval, se é que você me entende…
Assim como sempre usei e continuo usando o Carnaval de uma forma não tão comum, priorizando descanso, contato com a natureza, com Deus e evitando aglomerações com fins tipicamente carnavalescos, também opto por usar as minhas redes sociais de maneira diferente, escolhendo não seguir o que a maioria está fazendo quando isso não faz sentido pra mim. Mais importante do que visibilidade, engajamento, números e alcance, é o respeito pelo que me faz bem. Escolho conscientemente não me atravessar com ações que nada combinam com quem eu sou.
A estratégia é importante nas redes sociais, principalmente quando as usamos como ferramenta de trabalho, mas até onde uma estratégia substitui a nossa verdade? A boa estratégia é aquela que te faz alcançar os melhores resultados possíveis sem te fazer se sentir forçada a compartilhar aquilo que você claramente não está confortável para postar. Até porque, se o que você traz nas suas redes não conversar com a sua essência, não gerará conexão e identificação.
Não existe absolutamente nenhum problema em ser adepto às dancinhas, mas não se sinta mal em não ser. Caso você se perceba remando contra a maré, saiba hoje que existe espaço para você. Não há nada de errado em conteúdos superficiais, muitas pessoas nas mídias sociais buscam apenas entretenimento sim, mas também não é ruim querer oferecer conteúdos mais profundos e que instiguem reflexão.
Nas redes sociais ou no Carnaval, há lugar para todos brilharem sob o Sol. A sua mensagem quando autêntica, funciona. O que não vale é se fantasiar de algo que definitivamente não te representa só para agradar um alguém ou um algoritmo.