Renascendo para a liberdade – Exercício da espiritualidade

Você já observou quantas vezes precisou renascer, começar de novo, se refazer e ir além de você mesma?
Não poucas vezes passamos por essas situações em determinadas fases da nossa vida.
Sofremos perdas, traições, rasteiras, decepções, traumas.


São momentos de luto, sejam lutos reais ou simbólicos, momentos de transformação do nosso ser, geralmente motivados por situações difíceis. Sentimos dores na nossa alma e por vezes até adoecemos.
Sim, vivemos depressões, ansiedades, medos, pânico. Mas isso não precisa ser o fim, sempre podemos renascer e nos tornar mais fortes e resilientes.


Todo ser humano tem capacidade de enfrentar adversidades, de superá-las e de se adaptar.
Sempre haverão aqueles momentos em que a esperança renasce, a alegria inunda nossa alma e nos vemos vivas novamente. São ocasiões em que recobramos as forças e renascemos mais fortes e mais sábias, desejando viver o melhor que a vida pode nos oferecer.


Por isso não desanime diante da vida e das suas dores e dificuldades.


Não quero parecer insensível e desfazer das suas dores, medos e perdas. Mas também não quero deixar você no fundo do poço, num lugar de escuridão, derrota e dor. Você não é a derrota, ela é apenas uma circunstancia que aconteceu, não é você. É um momento na sua vida e não a história da sua vida.
Somos seres resilientes e depois de um tempo de dor, de incertezas, medos e inseguranças, somos capazes de reunir forças e continuar.


Não é fácil, mas também não é impossível.


Para isso é crucial observar seus pensamentos, aprender com as circunstancias e cuidar das suas emoções, aprendendo a desenvolver um otimismo que seja saudável e realista, e uma percepção positiva do seu futuro e do que está por vir.


Talvez você precise de ajuda para isso e poderá contar com uma rede de apoio, a família, os amigos e ser houver necessidade, com a ajuda de um profissional.


É possível reencontrar o amor, é possível se reencontrar!


E para quem crer, é possível reencontrar a Deus e renascer!


E por que não falar da espiritualidade?


Estamos vivendo o período da Páscoa, data tão preciosa para os cristãos. Essa festa marca a libertação da humanidade do pecado em troca do sacrifício de Jesus. Para os cristãos, Jesus, depois de passar por muitas dores, humilhações e prisões, foi crucificado na véspera da Páscoa judaica e após três dias, Ele ressuscitou dos mortos.


Isso significa literalmente morrer e reviver.


Todos temos a capacidade de “renascer”. Precisamos entender que mesmo quando tudo estiver difícil, parecendo morto, a vida pode novamente acontecer, como uma árvore que seca no inverno e parece ter morrido mas, ao chegarem as chuvas de verão, as folhas renascem e pintam a paisagem mais uma vez de verde e de vida.


Hoje eu quero te encorajar a olhar para esse pilar tão importante, a sua espiritualidade.
Só é possível encontrar saúde integral e desfrutar de plenitude quando observamos nossa espiritualidade.
Mas o que é a espiritualidade?


A espiritualidade pode ser descrita como uma convicção de que existe algo para além do mundo físico e material, que abrange a idéia de Deus ou de algo maior que si mesmo.


A ciência tem estudado as vantagens para a saúde mental de se cultivar a espiritualidade e muitos são os resultados positivos, tanto na saúde física quanto na mental e social.


Para quem coloca em pratica o exercício desse pilar é possível observar uma maior capacidade de lidar com as vicissitude e com os desafios que sempre nos atravessam.


Mas a verdade é que com a correria da vida muitas vezes nos perdemos dessa parte tão importante para nós que é o exercício da fé e da espiritualidade.


Vivemos tempos ansiosos, onde a agitação da vida e das múltiplas atividades nos empurram para longe de tudo aquilo que não é palpável.


Assim, ficamos confusas porque nos acostumamos a acreditar que só o que tem matéria é real.
Te convido a aproveitar essa data para refletir sobre como está esse pilar na sua vida e a perceber os aspectos positivos, que influenciam o seu bem estar geral.


Esse processo de constante exercício certamente te levará a responsabilidades com sua própria vida, a uma revisão de suas atitudes, de suas convicções e de seus relacionamentos, e te fornecerá ferramentas para ressignificar sua existência, abrindo espaço para que você tenha mais saúde e mais qualidade de vida.


E a Páscoa pode ser um tempo propício para isso, acredite!

Com carinho,
Fátima Aquino
Psicóloga Clínica

Fátima Aquino

Fátima Aquino

Fátima Aquino - Psicóloga Clínica - CRP 04/45482, Pós graduação em Psicanálise e em Terapia Familiar

Posts Relacionados

Carnaval e nossas crianças

Vivenciamos algo nos últimos anos que jamais poderíamos imaginar, o cancelamento das festa de carnaval! Felizmente, esse ano será diferente.

Ai que chulé!

Conheça a Bromidrose, uma condição que pode gerar mau cheiro no corpo, principalmente nos pés e axilas. Olá, queridas leitoras!

Como funciona o Poder Legislativo?

Agora que aprendemos o que é o Poder Legislativo e entendemos a sua composição, que tal aprofundarmos nas funções dos

Meu Futuro Amor

Nesse momento você para mim é desconhecido, é como mais um estranho no meio da multidão, enquanto vou caminhando entre

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos