Queratólise Plantar: o que é, sintomas e tratamento.

Pés com pedaços de pele “roídas” ou com bolinhas podem estar sofrendo com a também chamada Ceratólise Puntuada. Veja como identificar e qual o melhor tratamento.

Olá, queridas leitoras! Que bom estar de novo aqui com vocês.

Na rotina da Clínica, recebemos várias pacientes com diversas queixas na planta dos pés. E uma das causas comuns, mas pouco falada, é a Queratólise Puntuada Plantar, também conhecida como “Queratólise Plantar Sulcada” ou ‘Ceratólise Puntuada”.

Como vocês já sabem: amo compartilhar conhecimento com vocês e hoje trouxe informações importantes para entregar o melhor cuidado!

O que é Queratólise Plantar?

Trata-se de uma infecção bacteriana superficial na região palmo-plantar, principalmente na sola do pé.

O ambiente abafado, e com suor, é um fator agravante, provocado por sapatos que não transpiram bem ou pessoas que suam muito. Por isso é frequente em atividades como: atletas, enfermeiros plantonistas, militares, etc..

Causas e Sintomas

A Queratólise plantar se manifesta pela alteração do pH da pele, hiperidrose (excesso de transpiração) e exposição prolongada a água.

Na prática, o suor e as bactérias degradam as primeiras camadas da pele, dando um aspecto de “roído” com vários orifícios pelo pé, principalmente na planta. Essas pequenas aberturas formadas precisam ser tratadas para que o quadro não se agrave.

Um dos sintomas mais perceptível é o cheiro forte, frequentemente chamado de chulé, mas que na verdade é o odor do enxofre produzido por essas bactérias.

Além disso, podem ocorrer sensação de queimadura, dor, coceira em diferentes níveis e mudança na cor da pele na região acometida.

Tratamentos e Cuidados

Uma boa profissional de Podologia é capaz de fornecer um diagnóstico preciso. Aqui na Clínica, costumamos iniciar o tratamento com a intervenção de ácidos específicos que promovem peeling químico, que promovem a desinfecção e remoção da pele contaminada. Seguindo com a aplicação de alta frequência, que libera ozônio e estimula a cicatrização perfeita da região afetada.

Além disso, as medidas preventivas são as mais eficazes. Para aqueles que precisam usar sapatos fechados por muito tempo, é recomendado:
▪ Lavar os pés com sabonete antibactericida
▪ Secar bem os pés, principalmente entre os dedos
▪ Usar meias de algodão e trocá-las todos os dias
▪ Aplicar antitranspirante tópico com cloridróxido de alumínio 20%
▪ Higienizar sapatos com Lysoform, deixando secar na sombra
▪ Evitar usar o mesmo sapato por dias seguidos
▪ Lavar as meias com Lysoform (esse material é seguro e próprio para máquina de lavar)

Sempre que for possível, escolha sapatos mais abertos.
Em casos de surtos agudos pode ser necessária intervenção com antibióticos, gel de eritromicina e clindamicina. Onde contamos com apoio médico para maior eficácia do tratamento, garantido uma restauração completa e plena dos seus pés.

Nos vemos em breve!
Com carinho,
Daiana Figueira

Daiana Figueira

Daiana Figueira

Daiana Figueira é empreendedora, apaixonada por aprender e compartilhar conhecimento. Com mais de 10 anos de experiência, é Fundadora da Clínica de Podologia Avançada em Uberlândia. E aqui na coluna, ela falará sobre temas que interligam saúde, história e bem-estar.

Posts Relacionados

Bem-vinda à Menopausa!

Seus pés mostram sinais no momento de transição e podem melhorar sua autoestima! Todas nós sabemos que esse momento chega

Prazer, Camila Neves!

Olá, sou a Camila Neves, Mineira, 31 anos, casada, Veterinária há 8 anos, empreendedora há 2 anos. Apaixonada por animais

Férias

Sempre que ela se aproxima a maioria das pessoas se movimentam para fazer coisas que geralmente não fazem para aproveitar

Adoção é uma opção?

A adoção é o instituto que tem por objetivo mudar o núcleo familiar de uma criança ou adolescente e possui

Deixai vir a mim os pequeninos!

Antes mesmo de colocar qualquer versículo aqui, só pelo título você já consegue identificar sobre qual contexto estou me referindo.

Recomeço com o intercâmbio

        Muitas vezes a gente se pergunta se seria mais fácil morar em outro país, fugir dos problemas do cotidiano,

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos