Olá pessoas lindas, me chamo Daiana Figueira Gonçalves, tenho 34 anos, sou mãe, empreendedora. Amo estudar a palavra de Deus, áreas da podologia, biologia, saúde e história. Sou podóloga há 11 anos e busco me aprimorar sempre nessa profissão maravilhosa e promissora. Nossa como eu estou feliz de trazer um pouco de conhecimento vocês leitores dessa revista linda.
O que é podologia? É a disciplina que se dedica ao estudos dos pés, sua anatomia e patologias. Essa profissão vai muito além da estética e do embelezamento. É um auxiliar na área da saúde, dedicada ao tratamento e prevenção de podopatias (doenças dos pés). O podólogo(a) estuda profundamente a anatomia, a fisiologia do corpo humano para entender sobre biomecânica dos pés e a fisiologia das unhas.
O meu papel como podóloga é aconselhar o paciente em questões como: a higiene dos pés, o corte técnico correto das unhas, os calçados certos, prevenção dos calos, calosidades e muito mais! Ao longo das edições vou contar muitas coisas sobre a podologia, curiosidades e segredos maravilhosos. Então vou revelar um pouquinho sobre a podolodia e as prevenções: a maioria das pessoas associa a podologia apenas com aqueles vídeos que mostram só aquelas patologias seríssimas tais como; infecções, unhas encravadas, fungos e outras doenças.
Mas estou aqui para te contar que não; o podólogo também pode cuidar da prevenção, cuidando para que essas patologias acima citadas não venham a acontecer. Os pés são membros do corpo digno de respeito, atenção, investigação, diagnóstico e tratamento especializado das podopatias que os afetam.
No entanto eu observo dentro do consultório que é uma parte do corpo que as pessoas não cuida muito e isso é sério porque afinal são eles que nos sustentam o dia todo e a falta de atenção pode trazer problemas futuros. Os nossos pés estão a maior parte do tempo aprisionados em sapatos que são desconfortáveis e não são próprios para a anatomia podal brasileira; outro fator é a má higienização dos calçados, isso também pode ocasionar consequências futuras.
Enfim, por falta de orientação podemos sofrer danos sérios nos pés e até no corpo. A partir de hoje passe a olhar com mais amor e carinho para essa parte do nosso corpo que nos sustentam o dia todo. Estou aqui para te ajudar com todas as dúvidas, tratamentos necessários e específicos.