Não estimule seu filho até os 3 anos…

Não estimule seu filho até os 3 anos e tenha um atraso no desenvolvimento cognitivo e neuronal da criança. A MAIOR transformação cerebral ocorre até os 3 anos, nessa fase a criança possui uma grande sensibilidade as influências externas e desenvolve suas capacidades cognitivas proporcionalmente ao nível de estímulo recebido.

Você sabia que com 3 anos o cérebro da criança está praticamente quase todo desenvolvido? Isso mesmo, nessa idade o cérebro é duas vezes mais ativo que de um adulto. A criança se abre aos outros e passa a partilhar por gosto e não por obrigações. Nessa fase ela aprende novas ações através da observação do comportamento dos outros ou das telas, ou seja, a criança se torna um espelho do que vê seja bom ou ruim. Com 3 anos já se tem um vocabulário desenvolvido e já compreende o significado das palavras, mas ainda pode ter dificuldade de perceber palavras de duplo sentido.

Nessa idade as crianças já possuem equilíbrio e controle do corpo, já conseguem contar histórias curtas, cantar, falar, mas muitas vezes com erros de pronuncia e concordância que até os 5 anos podemos dizer que seja normal.

As atividades de equilíbrio como pular com um pé só, dançar, brincar de estatua, andar com os 4 apoios imitando animais, pular a famosa amarelinha, são simples e ajudam a desenvolver bastante o equilíbrio motor dos pequenos.

A coordenação motora começa ser desenvolvida desde bebê e vai avançando os estágios com o passar dos anos. Dividimos a coordenação motora em duas partes: coordenação motora fina e coordenação motora grossa. Mais o que é isso? Como desenvolve-la da melhor forma?

A coordenação motora grossa é a capacidade que o cérebro tem de equilibrar o corpo, como: correr, pular, dançar, nadar, caminhar e toda atividade que utilize o impulso físico, já a coordenação motora fina é o uso dos músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. Por isso a importância de desenhar, manusear pequenos objetos, pintar, e colorir dentro dos espaços delimitados, a criança já começa a desenvolver sua coordenação, habilidades que iram acompanha-las por toda vida.

A criança de 3 anos já consegue recortar papel com o uso da tesoura, já fazem contornos com lápis, já estão mais seguros para pular, correr, e o desenvolvimento correto da coordenação ajuda a chegar aos próximos estágios com mais habilidade e desempenho.

 Antes de aprender a ler e escrever as crianças precisam desenvolver a coordenação motora fina ou seja, é necessário disponibilizar materiais para as crianças como:  tesouras, fazer recortes, colagens, uso de massinhas, giz de cera, canetinhas, lápis de colorir, amassar papel, apertar esponjas, fazer traçados e pinturas livres, assim quando chegar a idade da pré-alfabetização ela já conseguira segurar o lápis da forma correta e estará mais preparada para prosseguir os próximos níveis de desenvolvimento.

‘’Em cada idade o movimento toma características significativas e a aquisição ou aparição de determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no desenvolvimento da criança. Cada aquisição influencia na anterior, tanto no domínio mental como no motor, através da experiência e troca com o meio (Fonseca, 1988).’’

Ao completar 3 anos a curiosidade é imensa, as brincadeiras nessa idade são indispensáveis. Proporcionar diversão, fantasias e estimular a imaginação são essenciais para o desenvolvimento motor infantil.

O domínio da noção de espaço, o desenvolvimento da coordenação visual se dá ao ensino das formas geométricas. Trabalhar cores, desenvolve a capacidade de concentração e coordenação visual. E como sabemos, o trabalho da criança é brincar, sendo assim, os jogos são excelentes e indispensáveis fontes de desenvolvimento do raciocino logico, noção de espaço, memoria fotográfica, espirito de competição e o incentivo a socialização, todas essas e outras habilidades, serão levadas para o resto da vida da criança, e com todas as habilidades formadas, ela não terá nenhuma dificuldade na fase de ser alfabetizada.

Portanto, estimule bastante a criança, brinque, ouça música, conte historias, abuse da imaginação e da diversão e lembrem-se :

Quanto maior os estímulos oferecidos nessa faixa etária, maior será o progresso e a capacidade de desenvolvimento das crianças.

Juliana Moura

Juliana Moura

Olá, me chamo Juliana Moura tenho 32 anos, apaixonada no universo infantil. Sou Neuropsicopedagoga Clinica e Institucional, especialista em alfabetização e inclusão com método neurocientífico, estudiosa em Montessori, método Pikler, disciplina positiva, Neurociências e Educação Parental.

Posts Relacionados

Prazer, Daniela Afonso!

Olá, leitores da Revista Revolution! Meu nome é Daniela Afonso, e é com grande prazer que compartilho um pouco sobre

Disclaimer necessário

Agora que já fui apresentada a vocês e já indiquei o objetivo principal dessa coluna, preciso trazer aqui um disclaimer

Nutrição Infantil

A obesidade é um tema muito falado e tem sido cada vez mais comum quando o assunto são as crianças.

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos