MARKETING DIGITAL NO ÂMBITO JURÍDICO 

Atualmente, o conteúdo do marketing jurídico digital permite que os advogados se comuniquem com os clientes de forma mais dinâmica, utilizando menos termos jurídicos, fazendo com que os clientes consigam entender seus direitos e deveres como cidadãos, conquistando, consequentemente mais clientes e garantindo uma promoção dos seus serviços como advogado.

Diante de tanto crescimento tecnológico, a busca por advogados em anúncios de jornais, nas páginas amarelas, passou a ser praticamente nulo, o que nos faz lembrar de uma frase famosa, que todo estudante de direito já ouviu alguma vez “A sociedade muda, o direito muda”. 

Atualmente, para todo e qualquer tipo de procura de produtos ou serviços, a sociedade se vira ao meio digital, principalmente à internet, e ao utilizar o marketing jurídico digital, os escritórios de advocacia e até mesmo os advogados autônomos conseguem conquistar seu espaço no mercado de trabalho, justamente por utilizarem uma plataforma que cresce a cada dia, que permite propagar diversos conteúdos que interessam a pessoas reais, que demonstram soluções de problemas de pessoas que precisam de auxílio e que antes, não sabiam onde encontrar.

Variadas são as ferramentas capazes de proporcionar um marketing jurídico digital eficaz, ou seja, desde de e-mails, blogs e websites até as redes sociais. Uma grande aposta no meio jurídico tem recaído sobre as redes sociais, que possui fácil acessibilidade, desde o celular até computadores, e já fazem parte do cotidiano social.

Mas, por que dizer que o marketing jurídico é similar à evolução humana nos dias atuais? Porque assim como traçamos planos a curto, médio e longo prazo, o marketing jurídico demanda, assim como a evolução do ser humano, dedicação e planejamento. Portanto, são essas as características em que o marketing jurídico digital deixou de ser uma forma secundária de captação de clientes, e se tornou algo essencial no meio jurídico.

Importante ressaltar que requer muita dedicação e paciência para preparar conteúdo jurídicos pertinentes, que demonstrem dominância no assunto e, de quebra, que traduzam os termos jurídicos para os termos sociais. Produzir um conteúdo único e relevante permite que pessoas desconhecidas possam sentir confiança no trabalho de um advogado que não conhecem pessoalmente, mas que percebem, apenas pela leitura de um texto, que o mesmo possui conhecimento técnico suficiente para que confiem a defesa de seus interesses em suas mãos digitais.

Além da dedicação e paciência, não podemos esquecer da qualidade essencial de um plano, para que aquilo que almeja seja alcançado, para que seu objetivo seja conquistado: a organização.

Para que o marketing jurídico digital possa ser verdadeiramente eficaz, é necessário que seu criador de conteúdo esteja sempre em busca de novos conhecimentos, de novas formas de divulgar suas ideias, e que dedique uma parte de sua rotina atarefada para que possa produzir e postar conteúdos constantemente. De nada adianta ter um perfil jurídico para postagem de conteúdo, se este permanece em segundo plano, apenas como ideias a serem executadas, como pensamentos a serem tirados do papel.

Ainda, outro fator muito importante do marketing jurídico digital é ter uma visão clara de quem será seu público-alvo e em que área jurídica o escritório de advocacia ou advogado autônomo irá investir, para que a produção de conteúdo seja especifica e para que o advogado seja reconhecido/identificado por sua área de especialidade, facilitando a captação de clientes e, consequentemente, a construção da carreira jurídica e conquista do mercado de trabalho.

Contudo, identificamos que o marketing jurídico digital tem como objetivo principal aproximar o público-alvo dos escritórios de advocacia e advogados autônomos por meio de conteúdos que agregam valor, que explanem, de forma clara e sucinta, a dúvida do possível, sendo assim, considerado uma grande ferramenta, e aliado no meio jurídico para a captação de pessoas, facilitando a comunicação entre advogado e cliente.

Giulia Cherulli

Giulia Cherulli

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