Introdução alimentar: panqueca de banana e aveia

A introdução alimentar da criança vai até os 2 anos de idade e é um período de extrema importância para o seu desenvolvimento, fase em que é formado o paladar. Por esse motivo, exponha a criança ao máximo de alimentos saudáveis possíveis.

Muitas mães chegam no consultório com a dúvida: o que posso oferecer? A resposta é simples: comida de verdade – arroz, feijão, verduras, legumes, frutas e leguminosas. Se você oferece alimentos industrializados, ricos em açúcar, gorduras e sódio, esse será o tipo de alimento que o seu filho vai preferir. Ao longo da vida, isso pode trazer muitos problemas à saúde dele.

Atualmente, infelizmente, é muito comum vermos crianças com doenças como diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto. Isso se dá devido a alimentação não saudável dessas crianças. Os pais e cuidadores, às vezes, optam por oferecer o que é mais fácil, mas não tem consciência dos prejuízos que isso acarreta na vida dos filhos.

Banana e aveia são dois ótimos alimentos para o bebê. A banana, um alimento que normalmente é bem aceito pelas crianças, pelo seu sabor e textura, é rica em vitamina A, C, E e do complexo B, além de potássio e ácido fólico.
Além disso, possui fibras, o que ajuda a combater a prisão de ventre que é comum nessa fase devida à mudança na alimentação do bebê. A aveia, um superalimento com vários micronutrientes, é rica em fibras e auxilia na constipação, precisando estar associada a água para ter seu efeito. Caso contrário, tem o efeito inverso, podendo prender ainda mais o intestino da criança.

Receita do dia:

Ingredientes
1 banana madura
1 ovo
2 colheres de sopa farelo de aveia ou aveia em flocos finos
Canela à gosto

Preparo
Amasse a banana com um garfo. Adicione o ovo, a aveia e a canela e misture bem. Coloque o preparo em pequenas porções na frigideira antiaderente e deixe dourar e vire. Sirva em seguida.

Receitas e preparações só são recomendadas após 1 ano de idade. Não precisa adicionar açúcar. Até os 2 anos de idade, o bebê não deve ingerir açúcar para não interferir na formação do paladar.

Luisa Chioato

Luisa Chioato

Posts Relacionados

Inteligência Emocional para viver melhor 

Você sabia que conhecer e desenvolver nossa inteligência emocional é muito importante para termos uma vida melhor? A inteligência emocional

A saúde emocional da mulher preta

Foram muitas décadas de exploração de pessoas pretas no Brasil, usadas como mão de obra de trabalho forçado. A escravidão

A fé da mulher no fluxo de sangue

Se eu te perguntasse: você tem fé? Qual seria a sua resposta? Talvez seja sim, talvez não, talvez ainda você

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos