A introdução alimentar da criança vai até os 2 anos de idade e é um período de extrema importância para o seu desenvolvimento, fase em que é formado o paladar. Por esse motivo, exponha a criança ao máximo de alimentos saudáveis possíveis.
Muitas mães chegam no consultório com a dúvida: o que posso oferecer? A resposta é simples: comida de verdade – arroz, feijão, verduras, legumes, frutas e leguminosas. Se você oferece alimentos industrializados, ricos em açúcar, gorduras e sódio, esse será o tipo de alimento que o seu filho vai preferir. Ao longo da vida, isso pode trazer muitos problemas à saúde dele.
Atualmente, infelizmente, é muito comum vermos crianças com doenças como diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto. Isso se dá devido a alimentação não saudável dessas crianças. Os pais e cuidadores, às vezes, optam por oferecer o que é mais fácil, mas não tem consciência dos prejuízos que isso acarreta na vida dos filhos.
Banana e aveia são dois ótimos alimentos para o bebê. A banana, um alimento que normalmente é bem aceito pelas crianças, pelo seu sabor e textura, é rica em vitamina A, C, E e do complexo B, além de potássio e ácido fólico.
Além disso, possui fibras, o que ajuda a combater a prisão de ventre que é comum nessa fase devida à mudança na alimentação do bebê. A aveia, um superalimento com vários micronutrientes, é rica em fibras e auxilia na constipação, precisando estar associada a água para ter seu efeito. Caso contrário, tem o efeito inverso, podendo prender ainda mais o intestino da criança.
Receita do dia:
Ingredientes
1 banana madura
1 ovo
2 colheres de sopa farelo de aveia ou aveia em flocos finos
Canela à gosto
Preparo
Amasse a banana com um garfo. Adicione o ovo, a aveia e a canela e misture bem. Coloque o preparo em pequenas porções na frigideira antiaderente e deixe dourar e vire. Sirva em seguida.
Receitas e preparações só são recomendadas após 1 ano de idade. Não precisa adicionar açúcar. Até os 2 anos de idade, o bebê não deve ingerir açúcar para não interferir na formação do paladar.