Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular comemorada anualmente no dia 31 de outubro.O termo tem origem na expressão em inglês “AllHallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.
A maior parte dos símbolos característicos do Halloween possuem origem nos primórdios da tradição, enquanto outros foram agregados com o tempo. A associação das cores laranja e preto se dá pois o festival do Samhaim(antigos festivais celtas que marcavam a passagem de ano e a chegada do inverno) era comemorado no início do outono, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros. Os celtas acreditavam que no dia do Samhaim, máscaras e fantasias ajudavam a enganar os espíritos, que não reconheciam os humanos e continuavam vagando pelo mundo sem incomodar. Assim, o Halloween é fortemente marcado pelas fantasias que geralmente seguem a temática sombria de bruxas e esqueletos.
A lanterna de abóbora (do inglês Jack o’lantern) tem origem em um conto celta sobre um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno e vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso. Para animar os pequenos em casa, que tal fazer a sua própria lanterna de abóbora? Veja o passo a passo a seguir:
Comece limpando as abóboras e para isso, coloque-as em um balde com água durante 10 minutos. A abóbora tem tendência para flutuar, por isso se for preciso afunde-a de vez em quando para manter todas as partes molhadas. Utilize uma esponja para esfregar e tirar a sujeira e deixe secar ao ar livre.
Corte a base da abóbora. Uma dica é usar um lápis para desenhar um círculo ao redor do fundo da abóbora. Com este círculo estará dando à abóbora uma base plana para se apoiar. Tire todas as sementes soltas e a polpa seca do interior.Se tiver muito resíduo nas paredes interiores, raspe cuidadosamente com uma colher.
Chame as crianças para trazerem criatividade e te ajudarem a desenhar alguns padrões. Com o lápis faça o desenho pretendido na abóbora. Estas linhas servem como guias de corte e podem ser tiradas facilmente com uma borracha mais para a frente. Para perfurar a abóbora, mantenha as crianças longe e use ferramentas adequadas (pode ser uma furadeira e faca de cozinha para seguir as linhas de guia).
Quando tiver terminado de perfurar e cortar, limpe as linhas do lápis com uma borracha. Passe óleo mineral na superfície com um pano macio. O óleo dará brilho a abóbora e ajudará a resistir à umidade. Como alternativa também se pode usar verniz. Agora, só falta colocar luz no interior da abóbora. Você pode colocar pequenas velas no interior ou, para garantir iluminação por mais tempo, pode usar as luzes pisca-pisca de natal ou pequenas luzes LED. E, voilà, sua lanterna de abóbora está pronta!