Se exercitar é bom pra nós e também para os animais. Uma caminhada no parque ou em uma praça com seu cãozinho deixa o passeio ainda mais especial. Mas a rotina corrida nem sempre permite esses momentos. Pensando nisso e também na estrutura de casas e apartamentos cada vez menores sugerimos o enriquecimento ambiental, que permite aos cães e gatos gastar energia, brincar e se exercitar, mesmo sem muita disponibilidade de espaço.
Para os cães a utilização de brinquedos estratégicos, petiscos dentro da garrafa pet, objetos que permitem texturas e cheiros diferentes, obstáculos que proporcionem a possibilidade de saltos e corrida. Com algumas adaptações, mesmo em ambientes menores, é possível oferecer desafio e diversão aos nossos amigos de quatro patas.
Pensando nos gatos as opções são ainda mais variadas, como essa espécie gosta de explorar alturas a colocação de caixas em níveis variados, arranhadores e obstáculos que permitem caminhar ou se esconder em locais mais altos da casa já garante um excelente enriquecimento ambiental. Mesmo com objetos simples, como bolinhas de papel amassado e caixas de papelão já oferecem um verdadeiro “playground” para os felinos.
Se ficamos o dia todo fora de casa, nossos pets ficam, também o dia todo, nos aguardando. Nada mais justo que oferecer possibilidades de explorar o ambiente e variar as atividades ao longo do dia. Vale lembrar que o sedentarismo nos animais também pode causas problemas semelhantes aos dos seres humanos, obesidade, alterações endócrinas e metabólicas, favorecendo o aparecimento de doenças. Um fato curioso é que os animais, ao contrário dos humanos, nunca deixam de brincar, já pensou como a vida seria mais leve se nós também fossemos assim?