Como ter uma imagem pessoal mais jovial?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes que aparecem lá no meu Instagram e que acredito que depois dos 30 começa a ser uma questão de dúvida e interesse entre as mulheres. Isso porque estamos no auge da carreira e buscamos um equilíbrio entre continuarmos jovens porém bem profissionais.

O primeiro ponto aqui: por que você quer transmitir mais jovialidade? Será que é porque você parece estar sempre muito autoritária, muito rígida, e precisa trazer uma certa descontração e leveza para sua imagem? Entender o motivo pelo qual você quer transmitir jovialidade vai te indicar quais mudanças e ajustes estratégicos você precisa fazer na sua imagem para transmitir jovialidade sem parecer imatura.

Esse é um ponto de reflexão muito importante porque existe uma linha muito tênue entre transmitir jovialidade e imaturidade.. No ambiente de trabalho, uma das coisas que precisamos associar à nossa imagem é maturidade, confiança e robustez. Por isso, é preciso tomar cuidado. Quando você busca no Google por looks joviais, ele pode te entregar calça jeans rasgada, tênis, camiseta e moletom, coisas que usamos na adolescência. Se você adotar esse estilo sem uma estratégia, pode acabar se apagando no ambiente de trabalho.

Lembro de uma série que amo, chamada Workin’ Moms, onde uma personagem workaholic do marketing quer trabalhar em uma empresa mais descolada. Ela troca de roupa, saindo de um estilo social para um jeans rasgado, tênis e camiseta. Embora naquele ambiente isso fosse aceitável, em contato com certos clientes, poderia não transmitir a credibilidade necessária, além disso a personagem simplesmente não sustenta essa imagem descolada demais e acaba se sentindo incomodada ao usar tais roupas. Então, é importante entender que você não precisa mudar completamente a forma de se vestir, mas sim encontrar um equilíbrio entre quem você é e o que você quer transmitir, que é jovialidade.

O segundo ponto é entender quem você é, entender sua personalidade de estilo. Trabalhar a sua personalidade de estilo, que representa quem você é, seu comportamento de compras, seu gosto pessoal, suas facilidades e dificuldades na hora de se vestir e o que sua imagem principal transmite. Se você fica apenas na sua zona de conforto, pode acabar transmitindo uma mensagem errônea e exagerada. Todos os estilos têm aspectos bons e ruins, inclusive o elegante.

E o terceiro ponto é entender seu desejo de imagem e trabalhar um equilíbrio da sua personalidade com o que você quer transmitir. Por exemplo, uma pessoa com uma personalidade de estilo cautelosa pode ser muito rígida na forma de se vestir, seguindo regras como “preto é básico e combina com tudo”. Isso pode envelhecer a imagem. Para transmitir mais jovialidade, podemos trazer cores, um jeans (não detonado), tênis, algumas t-shirts bem elaboradas e com estratégia. Combinações de cores, looks com mais leveza, harmonia e talvez algumas tendências ajudam a construir uma mensagem que ainda é você, mas com um toque mais jovial e moderno. Cada pessoa tem seu passo a passo, e meu objetivo é mostrar como construir isso no seu guarda-roupa para que você consiga se vestir com mais estratégia.

Por fim, o quarto ponto é fazer ajustes estratégicos na sua imagem para transmitir jovialidade sem parecer forçado. Não queremos parecer muito adolescentes, porque isso pode comprometer a credibilidade. Utilize cores a seu favor para trazer mais alegria e descontração ao look, sempre mantendo a elegância.

Espero que você tenha entendido como encontrar esse equilíbrio e, me conta aqui nos comentários: qual mensagem você quer transmitir com sua imagem?

siga-nos:
Karina Tânia

Karina Tânia

Karina Tânia, mentora de imagem e estilo, trabalhou na área de tecnologia durante anos mas sempre teve uma paixão por moda. Nos últimos anos já impactou milhares de mulheres nas redes sociais e dentro dos cursos, treinamentos e palestras que deu. Ela acredita fielmente que Elegância abre portas.

Posts Relacionados

Verrugas, os sinais do HPV na sua pele.

Confira a verruga viral chamada de “verruga vulgar”, derivada do HPV emuito presente em crianças e adolescentes. Olá, queridas(os) leitoras(es)!

O sonho de morar em outro país

O sonho do brasileiro de morar em outro país, acreditar que no exterior vai ter dinheiro e sucesso é ainda

Mulheres na Vanguarda do Agro!

Queridas leitoras, Aqui quem vos fala sou eu, mulher, geógrafa eadvogada, pronta para compartilhar uma conversa inspiradora sobre mulheres atuantes

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos