Carnaval e nossas crianças

Vivenciamos algo nos últimos anos que jamais poderíamos imaginar, o cancelamento das festa de carnaval! Felizmente, esse ano será diferente.

Carnaval não é apenas uma data para dançar, beber ou descansar. Para nós que temos filhos, pode ser uma ótima oportunidade de levantarmos assuntos importantes, especialmente por meio de marchinhas. No mundo atual, temos músicas um tanto quanto pesadas, então devemos ficar atentos e aproveitar para conversar com nossos filhos sobre mensagens erradas que podem se transformar em ensinamentos para o futuro.

O carnaval, é a cara do Brasil sob diversos aspectos, pela história, clima festivo cultural, pelas músicas.

Para os adultos, o Carnaval representa festas e momentos de máxima descontração e alegria, para as crianças vai muito além disso: é criatividade, felicidade, cultura. O Carnaval tem um lado lúdico muito especial, a data pode ajudar a estimular o conhecimento cultural das crianças. E uma maneira interessante de apresentar o tema é a partir de histórias infantis.

Além disso, devemos priorizar o uso de fantasias, pois elas estimulam a criatividade das crianças e faz com que elas entrem no mundo da imaginação, trazendo segurança, estimulando a criatividade e ajudando muitas vezes que elas expressem seus sentimentos. Vale observar e ajudar em suas escolhas e perceber o quanto o mundo tem influenciado os pequenos. Ao se fantasiar, a criança assume um papel e demonstra sentimento, reproduzindo o que tem visto em sua volta. Por meio das cores e dos personagens, ela brinca de forma mais livre e inocente.

A fantasia satisfaz nossos desejos profundos e que precisam ser satisfeitos imediatamente. Tem como função substituir uma satisfação real impossível por uma satisfação fantasiada possível, complementa.
Mas é necessário lembrar, entretanto, que na hora de escolher como vestir os pequenos, é preciso ter cuidado com algumas fantasias, como as que possam causar fobias, medo ou gerar qualquer desconforto entre as crianças.
Ser mãe é se preocupar, é cuidar. E em datas como o carnaval, devemos entender que não é uma época do ano qualquer em que podemos “deixar levar”. Temos que estarmos atentas a tudo para que nossas crianças cresçam aprendendo o certo e o errado independente de tudo.

Kamilla Corsino

Kamilla Corsino

Kamilla Corsino, 32 anos, esposa do Lucas, mãe do Vitor. Graduada em psicologia e em direito, atuando na área administrativa de uma empresa. Jogo Beach Tenis e amo passar o tempo livre com minha família.

Posts Relacionados

Como é viver a depressão?

Uma doença tão falada, por vezes banalizada, está cada dia mais ao nosso redor, na nossa família, trabalho ou na

A influencia feminina na psicologia

A mulher ocupa um lugar importante – mas nem sempre reconhecido – em todos os aspectos da evolução e do

Direito da mulher na gravidez

A gravidez é um momento único na vida de uma mulher, pois, a partir de agora ela não está sozinha,

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos