O processo de emagrecimento pode ser encarado de forma simples quando levamos em consideração a soma de dois aliados: alimentação correta e prática de exercício físico. Mas, sabemos que sair da teoria não é um fator tão simples.
Emagrecer é um processo que envolve inúmeras variáveis. Muitas, nem mesmo percebidas pelo paciente que está nesse processo, mas que tem um impacto direto no alcance dos objetivos. Devemos lembrar que existem sentimentos, pensamentos e comportamentos que levaram àquele peso e que fazem parte de todo e qualquer ser humano. Vamos abordar aqui, alguns desses pensamentos e atitudes que podem estar atrapalhando o seu processo:
Imediatismo
A busca por resultados “pra ontem” é muito comum quando falamos de emagrecimento. O paciente passou uma vida toda cercado de comportamentos e hábitos que favoreceram o ganho de peso, e quer, de uma hora para a outra, estar no peso desejado. Em muitas situações isso é ainda mais claro, como querer chegar num peso ideal para um evento ou viagem. Nesses casos é muito comum a busca por métodos extremos que, além de não serem sustentáveis a longo prazo, podem ser maléficos à saúde. Lembre-se que fazer dietas extremamente restritivas porque ouviu falar ou viu alguém na internet falando que faz (porque, sejamos sinceros, você não sabe se faz mesmo), não aborda elementos necessários em sua vida para uma mudança efetiva de comportamentos e não te traz saúde. Ter um profissional capacitado ao seu lado, com estratégias eficazes para a mudança e que podem ser mantidas a longo prazo é a melhor opção que você pode seguir.
Impaciência
A busca por resultados imediatos não é a melhor opção, visto que ela sempre vêm acompanhada de medidas excessivas. Para ser saudável, o emagrecimento precisa de paciência e constância. É importante definir metas alcançáveis e, ao longo do processo, ir ajustando. Saiba dar um passo de cada vez e se parabenizar pelas vitórias diárias, pois é a soma delas no final que determina o seu sucesso. Lembre-se: recaídas acontecem. Seus resultados não foram todos jogados fora e você não é fraco por isso. Aprenda a não se culpar ou desistir do processo por um evento isolado. Retome o seu objetivo e volte ao plano.
Extremismo
Quando você adota uma postura extremista, muitas vezes você começa a classificar os alimentos como proibidos ou permitidos, e, por isso, quando você consome algum item da lista dos “proibidos”, você acredita que todos os esforços foram por água a baixo. Esse é um grande problema da mentalidade de dieta, que pode trazer uma sensação de fracasso, muitas vezes acompanhada do seguinte tipo de pensamento “já que eu comi isso, estraguei tudo, vou comer tudo que vier pela frente”. E é nessa hora, que você afeta os resultados. Busque um profissional especialista para que você entenda que nenhum alimento engorda isoladamente. É a soma do que você ingere no dia que compromete o seu resultado. É claro que, nutricionalmente falando, alguns alimentos são mais interessantes, mas a sua dieta deve ser individualizada e adequada para a sua vida.
Restrição
Já foi comprovado que dietas muito restritivas não promovem um emagrecimento duradouro e que pode, ainda, piorar a relação do paciente com a alimentação. Dominar esse processo sem ajuda de um profissional capacitado é complicado, mas entenda que flexibilidade vai precisar ser ajustada e fazer parte da sua vida para você conseguir sustentar seus resultados.
Culpa
Seu processo de mudança é seu. Ficar buscando pessoas ou fatores para responsabilizar o motivo pelo qual você ainda não chegou em seu objetivo, pode ser muito ruim. É preciso entender que esse processo é único, e que tentar encontrar motivos te sabota. Encare de forma sincera, e entenda também que você “não é o culpado pelo fracasso”, mas não encontrou um caminho eficiente que funcione para você. Reflita agora se daqui um período X que você costuma dizer, realmente vai ser mais fácil você mudar, ou se a melhor opção não é iniciar essa mudança agora! Quando deixamos claro o que queremos e quais os fatores impeditivos, é mais fácil enxergarmos onde precisamos mudar. Um bom profissional, pode ser um divisor de águas nesse seu processo.