Quando se fala em turismo instintivamente vem à mente viagens, viagens estas cercadas de planejamentos e expectativas.
Para planejarmos uma viagem, sempre consideramos alguns aspectos, dentre eles a nossa disponibilidade de tempo e dinheiro a ser gasto, melhor dizendo, investido, pois ao viajar você se enriquece de experiências maravilhosas e principalmente culturalmente.
Neste aspecto os Estados, aproveitando o crescente interesse da população em viajar, e por visualizarem uma excelente oportunidade de fomentar a economia local, pois por vezes, não existem outras alternativas para alcançar esse objetivo, tem-se preparado a cada dia mais para proporcionar melhores experiências aos seus turistas, melhorando dentre outros aspectos a conservação das cidades, meios de transporte, sistema de hospedagem, entretenimento, serviços de restauração como bares, lanchonetes, quiosques e restaurantes, melhorias e adequações na saúde pública, saneamento, vias de acesso e segurança pública, atraindo cada vez mais turistas e trazendo enormes benefícios às populações locais.
Fora os benefícios acima, o fluxo turístico potencializa atividades indiretas, proporcionando também seu desenvolvimento, que atingem os mais variados setores da economia, desde a agricultura familiar a atividade industrial.
Atualmente o turismo é considerado uma atividade economicamente relevante, sendo capaz, em muitos Estados, ser a principal atividade econômica desenvolvida. Tamanha a importância do turismo, que o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel and Tourism Council – WTTC), constatou que em 2019, o turismo representou 10,3% do PIB mundial, devendo no corrente ano de 2023 retornar ao mesmos patamares, isto porque neste período, em razão da pandemia do COVID-19, este segmento econômico foi comprometido diretamente implicando na queda deste índice.
Independentemente da busca do viajante, seja na beleza natural de um local, ou até mesmo as belezas tecnológicas (aquelas criadas através da atividade humana), o fluxo turístico é muito importante na atividade econômica de um país, pois além da melhoria na parte de infra estrutura, promove a geração de diversas formas de emprego e serviços, proporcionando também a criação de novas oportunidades de negócios.
Ainda, a atividade turística pode contribuir para o desenvolvimento social, cultural e ambiental de qualquer Estado, dizemos isto em razão do intercâmbio de experiências entre os residentes e os turistas.
Infelizmente é verdade que nem todos os Estados conseguem aproveitar deste segmento econômico para impulsionarem a economia local, mas, principalmente para aquelas regiões ricas de belezas naturais, é um ótimo setor a ser explorado e constantemente melhorado.