Na última reunião presencial da revista, trouxemos o tema da Menstruação. E um questionamento foi levantado: grávida menstrua? Já adianto: a resposta é não. O que pode ocorrer, no início da gestação, são sangramentos que a mulher pode ter e são confundidos com a menstruação.
Quando uma mulher – em idade fértil – tem inicio do seu ciclo ovulatório, o hormônio estrogênio faz com que a camada mais interna do útero (endométrio) prolifere, tornando-a mais espessa. Se a fecundação não ocorrer naquele ciclo, o endométrio descama, e assim acontece a famosa menstruação.
Nesse período, em que ocorre a descamação do endométrio e o sangramento, os níveis de progesterona no sangue caem. A progesterona é produzida pelo corpo lúteo. Não havendo fecundação, o corpo lúteo se degenera, cessando a produção da progesterona. Quando uma mulher engravida, uma das camadas do embrião em formação produz a progesterona. A placenta será formada, e será responsável por manter os níveis de progesterona altos. Pelo fato de durante a gestação não ocorrer a redução nos níveis de progesterona, o endométrio não descama e assim a grávida não menstrua.
Então me perguntam: “mas se não acontece menstruação durante a gravidez, porque já ouvi relatos?”. O correto é darmos o nome de sangramento, e não de menstruação. Os motivos para ele ocorrer são diversos, mas no início da gestação, é preciso ter muito cuidado com o descolamento do saco gestacional, por ser uma ameaça para o aborto.
Outra causa para esses relatos, pode ser o sangramento de implantação. É um sangramento incomum, que pode ocorrer no momento em que o óvulo fecundado implanta no endométrio. As causas de sangramento devem ser cuidadosamente analisadas por um médico obstetra.
Por isso, o acompanhamento pré-gestacional é fundamental para uma gravidez saudável. Sobre as ocorrências de sangramentos, seja qual for o período da gestação, comuniquem seu médico.